Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Novo grupo de teatro amador brigantino ensaia peça dedicada a Abade Baçal

Um conjunto de brigantinos dos 8 aos 80 anos criou um grupo de teatro amador. A maioria dos elementos conheceram-se na “Associação Bragança Histórica”, criada há 9 anos e extinta há quatro.
Esta associação dedicou-se à representação de peças de teatro relacionadas com a história de Bragança, criadas propositadamente para a “Festa da História”.Agora, o grupo voltou a unir-se e, apesar de continuar a preocupar-se com a história brigantina, promete apresentar ao público várias formas de teatro. 
A Brigantia acompanhou o último ensaio da peça “O guardador de Memórias”, sobre a vida e obra de Abade Baçal. Francisco Manuel Alves, o Abade de Baçal, inspirou António Afonso, o encenador do grupo e autor da peça. “O guardador de memórias” está a ser ensaiada por um grupo de 20 pessoas que se conheceram na extinta associação “Bragança Histórica”. 
O nome provisório do novo grupo é “ATRIUM-Grupo Cénico de Bragança”. António Afonso explica que além de peças relacionadas com a história da região, há outras vertentes que vão ser exploradas pelo grupo. “ O nosso projecto era dirigido para a história de Bragança . Nós podemos fazer o mesmo mas também podemos fazer mais qualquer coisa. O grupo ATRIUM vai tentar também por em pé outras peças, com outras mensagens e com outras finalidades. 
O teatro não é só história e factos passados. Também é factos presentes e serve para denunciar assuntos da sociedade”, sublinha António Afonso. A ideia da primeira peça surgiu devido às comemorações dos 150 anos do nascimento de Abade Baçal que começaram em Abril e se prolongam até ao próximo ano. 
O grupo “ATRIUM” conta apresentar a peça “O Guardador de Memórias” até Abril de 2016. O grupo ensaia duas vezes por semana, no auditório Paulo Quintela, em Bragança e promete proporcionar ao público brigantino bons momentos de representação teatral. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário