Na abertura da Rural Castanea em Vinhais, na passada sexta-feira, representantes das autoridades de saúde e segurança alimentar demonstraram que não há risco em consumir fumeiro regional.
A convite do Município, o Inspector-geral da ASAE, o Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-alimentar, o Director Geral de Alimentação e Veterinária e o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde degustaram fumeiro regional para reforçar a confiança dos consumidores nestes produtos.
O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa garantiu que as autoridades de saúde fizeram tudo o que devia ser feito e que não há qualquer risco em consumir alheiras. “As várias componentes que era preciso que funcionassem bem, nomeadamente a ASAE, a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária e a Direcção Geral da Saúde, combinaram e responderam de forma concertada àquilo que era preciso fazer.
O problema está delimitado e terminado. É perfeitamente seguro, do ponto de vista da saúde, comer alheiras em Portugal. Não há nada que possa levar o consumidor a ter qualquer tipo de receio, neste momento”, esclareceu Fernando Leal da Costa.
O presidente do Município de Vinhais, Américo Pereira reforçou a ideia de que é seguro consumir fumeiro regional. “Comer alheiras ou qualquer tipo de fumeiro em Trás-os-Montes é absolutamente seguro. O problema que existiu foi localizado e não foi transportado para outras marcas. O assunto está resolvido”, acrescentou o autarca. Recorde-se que a desconfiança gerada nos consumidores após o aparecimento de cinco casos de botulismo, associados à marca “Origem Transmontana” levou ao cancelamento de encomendas aos produtores regionais.
O fumeiro é um dos ex-libris do distrito de Bragança e, em particular do concelho de Vinhais.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
8846272
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário