Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Autoridades frisaram em Vinhais que não há risco em consumir fumeiro

Na abertura da Rural Castanea em Vinhais, na passada sexta-feira, representantes das autoridades de saúde e segurança alimentar demonstraram que não há risco em consumir fumeiro regional.
A convite do Município, o Inspector-geral da ASAE, o Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-alimentar, o Director Geral de Alimentação e Veterinária e o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde degustaram fumeiro regional para reforçar a confiança dos consumidores nestes produtos. 
O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa garantiu que as autoridades de saúde fizeram tudo o que devia ser feito e que não há qualquer risco em consumir alheiras. “As várias componentes que era preciso que funcionassem bem, nomeadamente a ASAE, a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária e a Direcção Geral da Saúde, combinaram e responderam de forma concertada àquilo que era preciso fazer. 
O problema está delimitado e terminado. É perfeitamente seguro, do ponto de vista da saúde, comer alheiras em Portugal. Não há nada que possa levar o consumidor a ter qualquer tipo de receio, neste momento”, esclareceu Fernando Leal da Costa. 
O presidente do Município de Vinhais, Américo Pereira reforçou a ideia de que é seguro consumir fumeiro regional. “Comer alheiras ou qualquer tipo de fumeiro em Trás-os-Montes é absolutamente seguro. O problema que existiu foi localizado e não foi transportado para outras marcas. O assunto está resolvido”, acrescentou o autarca. Recorde-se que a desconfiança gerada nos consumidores após o aparecimento de cinco casos de botulismo, associados à marca “Origem Transmontana” levou ao cancelamento de encomendas aos produtores regionais. 
O fumeiro é um dos ex-libris do distrito de Bragança e, em particular do concelho de Vinhais. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário