Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães promove escultura contemporânea

No dia 11 de Outubro, pelas 15h30, foi apresentado no CITICA de Carrazeda de Ansiães, pelo Dr. José Morais de Neves, o livro intitulado “Parque Internacional de Escultura de Carrazeda de Ansiães, uma edição coordenada pela Drª Catarina Rosendo.

Inauguração da galeria Alberto Carneiro.
Alberto Carneiro e José Luis Correia
A obra agora lançada versa sobre o Parque Internacional de Escultura de Carrazeda de Ansiães, criado entre 2000 e 2009, na sequência de um convite endereçado ao escultor Alberto Carneiro para conceber uma peça de arte destinada a embelezar o jardim da Biblioteca Municipal. 

Esta primeira obra intitulada “Os sete livros da arte e da vida” recorreu fundamentalmente a materiais e a indústrias locais para a sua confecção e serviu como ponto de partida para a estruturação de um programa escultórico que contemplou outras 9 peças de arte, encomendadas a vários artistas nacionais e internacionais e que agora se distribuem por diferentes espaços urbanos da vila de Carrazeda de Ansiães.

O livro agora lançado, que incide de forma pormenorizada sobre estas escultura e os seus autores, reúne uma diversidade de textos, desenhos e maquetes que estiveram na origem da criação das obras de arte que integram o Parque Internacional de Escultura de Carrazeda de Ansiães. 

Foi também inaugurada, numa das salas de exposição do CITICA, a Galeria Alberto Carneiro, onde vão estar expostas por um período de 5 anos nove esculturas e vinte desenhos deste artista plástico. 

As esculturas elaboradas em diversos tipos de madeira, como o buxo, laranjeira, mogno, castanheiro, tola e nogueira, versam sobre temáticas relacionadas com a natureza que aqui surge como uma entidade viva e não como uma paisagem.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário