Amanhã, sábado, dia 10 de Outubro , vai ser inaugurada na Concatedral de Miranda do Douro a exposição “Pastores de um Povo que reúne obras da história da Diocese dispersas na Casa Episcopal e no Museu do Abade de Baçal.
“Pastores de um Povo”, é uma exposição organizada pelo Museu da Terra de Miranda e comissariada por D. José Cordeiro, Bispo da Diocese Bragança-Miranda, que reúne obras da história da Diocese dispersas na Casa Episcopal e pelo Museu do Abade de Baçal.
“Pastores de um Povo” dedica-se aos 470 anos da Diocese de Bragança-Miranda, “aos seus 44 Bispos que estiveram a pastorear este povo, que, antes de mais, são irmãos que procuraram ser anunciadores do evangelho no território, daí a razão do título" referiu D. José Cordeiro, Bispo da Diocese de Bragança-Miranda.
Aqui apresenta-se uma colecção com mais de 20 retratos a óleo de vários Bispos da Diocese de Bragança-Miranda e uma grande colecção de ourivesaria sacra, onde não faltam as jóias do Bispado. Estarão patentes peças do espólio dos Bispos, a Arca dos Santos Óleos, o Leito Brasonado, a Liteira Armoriada e um Faldistório. Registo também para a apresentação da Cátedra, uma vasta colecção de paramentos, de porcelanas e cristais, bem como objectos pessoais, do quotidiano dos bispos, a que se juntará algumas peças provenientes da Concatedral de Miranda do Douro.
O projecto passou a primeira vez no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros, e agora a também poder ser visitada na Concatedral de Miranda do Douro do dia 10 de Outubro de 2015 até ao dia 10 de Janeiro de 2016.
Trata-se de uma iniciativa enquadrada a partir do Museu da Terra de Miranda que conta com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, do Museu da Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros, da Diocese de Bragança-Miranda e do Museu do Abade de Baçal.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário