Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Governo compromete-se a apoiar produtores de alheira de Mirandela

O presidente da Câmara de Mirandela disse hoje que o Governo se comprometeu a apoiar os produtores de alheira e a ajudar a dissociar os produtos regionais da marca de enchidos ligada a casos de botulismo.

A garantia foi dada hoje à tarde ao autarca de Mirandela, António Branco (PSD), e a representantes da Entidade Gestora da Alheira fabricada no município transmontano pelo secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, durante uma reunião no ministério.

Em discussão estiveram os casos de botulismo, que têm estado a ser associados ao consumo da alheira de Mirandela e já originaram quebras de 80% nas vendas destes enchidos, disseram os responsáveis aos jornalistas no final do encontro.

"Viemos pedir ao Governo que nos ajude a clarificar publicamente que esta situação é focalizada numa marca específica e não numa região. É necessário que o consumidor tenha claro que pode estar confiante nos produtos que nós consumimos", afirmou o autarca social-democrata.

António Branco referiu que a comitiva que partiu de Mirandela saiu satisfeita da reunião, uma vez que a tutela se mostrou sensível às preocupações dos produtores de alheira e prometeu "criar linhas de apoio" que ajudem a clarificar a situação.

"Estamos a falar de medidas que envolvem a parte da comunicação, mas também medidas que apoiem os nossos produtores, que estão a ultrapassar momentos difíceis. Vamos trabalhar em conjunto para que nos próximos tempos as possamos aplicar", apontou.

Sónia Carvalho, uma das produtoras que também estiveram presentes no encontro, manifestou-se igualmente satisfeita com as garantias dadas pela tutela: "Eu sinto-me confiante. Sinto que houve uma grande sensibilidade e abertura para nos ajudarem. O nome de uma marca não pode afetar uma região como está a acontecer", sublinhou.

A Direção Geral de Saúde emitiu no final de setembro um comunicado a informar que as autoridades tinham registado três casos de botulismo alimentar e que, após investigação, tinham decidido retirar de imediato do mercado os produtos à base de carne, concretamente alheiras, e os queijos da marca Origem Transmontana.

O botulismo alimentar é uma doença grave de evolução aguda e é desde 1999 de declaração obrigatória em Portugal, tendo-se registado até 2013 menos de uma centena de casos.

FYS (HFI/RRA) // ROC
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário