Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

IPB e Diocese Bragança-Miranda vão acolher refugiados

O Instituto Politécnico de Bragança e a Diocese de Bragança - Miranda vão acolher refugiados provenientes do fluxo migratório causado pela guerra na Síria, no Iraque e no Afeganistão.
De acordo com o Jornal de Notícias, os primeiros refugiados devem chegar na próxima semana, segundo divulgou ontem fonte oficial da Comissão Europeia, não se conhecendo ainda o número de pessoas que Portugal vai receber. 
O presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Sobrinho Teixeira sublinha o exemplo que a instituição dá ao país ao nível da integração de alunos estrangeiros. “Espera-se que os refugiados cheguem no final de Outubro e o IPB já se disponibilizou nessa plataforma para poder receber mais alunos. E é também um grande exemplo que o IPB está a dar. Temos, neste momento, 63 países representados. Temos realidades culturais e do ponto de vista religioso completamente diferentes. 
Um dos grandes exemplos que estamos a dar ao país, é esse valor da tolerância em relação à diferença”, considera Sobrinho Teixeira. Este ano o IPB espera receber 1500 alunos estrangeiros, sendo que muitos deles ainda não chegaram devido à burocracia inerente ao processo de obtenção dos vistos. Nesta altura, estão já a frequentar o IPB quatro alunos sírios, que vieram para Bragança ao abrigo do Programa Jorge Sampaio - Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, criada em 2013. 
Já a Diocese de Bragança - Miranda vai disponibilizar quatro casas para acolher refugiados. 
A par do projecto que a Santa da Misericórdia de Bragança está a desenvolver, a diocese também vai propor o acolhimento de refugiados. “Além de outros projectos de outras instituições, como é o caso da Santa Casa da Misericórdia, nós dispomos já de quatro de lugares para o acolhimento dessas pessoas. 
Esses lugares estão a ser agora estudados para serem propostos à Plataforma de Apoio aos Refugiados. Algumas casas são nossas e outra pertencia a uma família que a ofereceu à Caritas Diocesana para acolher refugiados”, explica o bispo diocesano D. José Cordeiro. A proposta para acolhimento de refugiados vai ser entregue na Plataforma de Apoio aos Refugiados. Até que obtenha luz verde, o bispo não quer revelar quais os edifícios em causa. 
D. José Cordeiro salienta, no entanto, que o mais importante neste processo é o acolhimento e a prestação de ajuda aos refugiados de guerra. “ O primeiro objectivo é do é o do acolhimento, não é do povoamento, porque isso nem sequer é do nosso âmbito. São louváveis todas as iniciativas que tenham por base a promoção da dignidade humana e o acolhimento das pessoas feridas e com falta de dignidade”, frisa o bispo diocesano. 
Ainda não é conhecido o número de refugiados que podem ser acolhidos no distrito de Bragança. O Instituto Politécnico, a Diocese de Bragança - Miranda e a Santa Casa da Misericórdia de Bragança já mostraram a sua disponibilidade para acolher alguns dos refugiados que vêm para Portugal. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário