Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Bombeiros de Izeda pedem mais apoios

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda comemorou ontem o 32º aniversário. Os bombeiros aproveitaram para voltar a frisar a necessidade de terem uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP), uma aspiração antiga da corporação, e pedir mais apoios.
O Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, esteve presente no aniversário e disse desconhecer este anseio dos Bombeiros de Izeda, sublinhando que há ainda há concelhos em Portugal que não têm qualquer Equipa de Intervenção Permanente, o que não é o caso do concelho de Bragança e, esses, “são prioritários”. 
No distrito de Bragança há 12 Equipas de Intervenção Permanente. Jorge Gomes anunciou ainda a criação de medidas de incentivo ao voluntariado das corporações de bombeiros. “Estou a estudar com o Ministério da Saúde a possibilidade de serem abolidas as taxas moderadoras para os Bombeiros Voluntários. Estou a estudar com a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais a possibilidade de retirar o pagamento de imposto sobre as viaturas que transportam doentes e temos de ver se conseguimos criar outras soluções para que o voluntariado se sinta reconhecido no seu trabalho”, frisou. 
Já o presidente do Município de Bragança, Hernâni dias, considera que “está dado primeiro passo para que a Equipa de Intervenção Permanente possa finalmente ser constituída”, já que “o Município de Bragança garantiu o financiamento”para a EIP. 
O dia do aniversário foi também aproveitado pela Associação Humanitária para mostrar a sua preocupação com a situação financeira da instituição. Além dos pouco mais de 3 mil euros anuais que recebem do Estado não serem suficientes para satisfazer as necessidades da corporação, o presidente desta associação, João Lima lembrou que estavam prometidos 9 mil euros de financiamento para a aquisição de uma viatura mas, cerca de quatro anos depois, ainda nem sinal desta verba. 

A associação Humanitária referiu ainda a necessidade de renovar a frota utilizada no transporte de doentes. Os bombeiros de Izeda têm actualmente 30 elementos no corpo activo e 12 funcionários. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário