sábado, 19 de março de 2016

O Fundador dos Padres Marianos, Estanislau Papczynski, vai ser canonizado a 5 de junho

No passado dia 15 de março, o Papa Francisco presidiu o consistório para a canonização de cinco beatos, entre eles o Pe. Estanislau Papczynski (1631-1701), sacerdote polaco que fundou a Ordem dos Marianos da Imaculada Conceição, que foi implantada em Portugal no ano de 1754 através do Venerável Servo de Deus, Frei Casimiro Wyszynki, que está sepultado no Convento de Balsamão, em Trás-os-Montes.


Uma jovem estava doente e sem esperança de sobreviver. Os familiares, começaram a rezar a novena ao Beato Estanislau e alguns dias depois a jovem recuperou a consciência, embora tivessem desligado os aparelhos que supostamente a mantinham com vida.

No final da novena, a jovem recuperou totalmente e os médicos ficaram surpreendidos ao ver que os pulmões da jovem estavam completamente curados. Esta cura inexplicável torna-se ainda mais maravilhosa, tendo em conta que a jovem adoeceu antes do casamento que já estava marcado e que veio a realizar-se alguns meses depois da sua cura milagrosa.

Atualmente tem dois filhos e está muito bem de saúde. Uma equipa médica da Santa Sé analisou o caso e no dia 17 de setembro de 2015 (no 314° aniversário da morte do beato) afirmou por unanimidade que a cura da jovem não tem uma explicação científica ou natural. No dia 10 de novembro de 2015, uma equipa de teólogos declarou que a cura ocorreu por intercessão do Beato Estanislau e no dia 13 de janeiro de 2016 a Congregação para a Causa dos Santos aprovou o milagre. Oito dias depois, no dia 21 de janeiro, o Papa Francisco autorizou a promulgação do decreto do milgare. 

O Pe. Andrzej Pakula, Superior Geral da Congregação fundada pelo Beato Estanislau, disse que a rápida canonização será “um presente” para os Marianos e para toda a Igreja: “O seu exemplo de total dedicação a Cristo e à Igreja, seguindo o exemplo da Imaculada Mãe de Nosso Senhor, é tão grande que nos atrairá mais a uma vida santa”, disse. Beatificado em 2007, o Beato Estanislau Papczysnki é recordado como um zeloso e fiel religioso, amante da vida consagrada, que pregou e praticou o amor a Deus e ao próximo. Foi um profícuo escritor de livros de espiritualidade para promover a confiança à misericórdia de Deus e a santidade dos religiosos e dos leigos. 

Distinguiu-se também pela sua devoção a Maria Imaculada e pelo seu zelo de oferecer orações e sacrifícios pelas Almas do Purgatório. A centralidade do mistério da Imaculada Conceição, a oração pelos fiéis defuntos, juntamente com o Apostolado da Misericórdia Divina e o auxílio pastoral consoante as necessidades da igreja local continuam a ser os pontos fulcrais do carisma da Congregação dos Padres Marianos que foi fundada pelo beato Estanislau em 1673 e que foi a primeira ordem masculina dedicada à Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Juntamente com o Fundador dos Padres Marianos vai ser canonizada a religiosa sueca Maria Elisabeth Hesselblad (1870-1957), fundadora da Ordem do Santíssimo Salvador de Santa Brígida, dedicada a trabalhar e a rezar pela unidade dos cristãos da Escandinávia.

Pe. João Carlos Rodrigues, mic 
Conteúdo fornecido por Gabinete de Imprensa do Vicariato Português dos Marianos da Imaculada Conceição

Sem comentários:

Enviar um comentário