Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Autarca de Izeda preocupado com a situação da Escola Básica

O Presidente da União de Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova está preocupado com a situação da Escola Básica desta vila, no concelho de Bragança.  Em causa está a falta de alunos e a deslocação de estudantes de localidades vizinhas, que integram já o concelho de Macedo de Cavaleiros, para esta sede de concelho, mesmo que a escola mais próxima seja em Izeda.
O problema não é novo e o autarca Luís Filipe Fernandes lamenta que apesar de ter já por diversas vezes pedido ajuda aos Municípios de Macedo de Cavaleiros e de Bragança, ainda nada tenha sido feito para alterar a situação. “Nós conversamos já com as câmaras municipais e não vemos grande vontade de chegar a um entendimento. Sabemos que, da parte do Ministério da Educação, não há qualquer impedimento. A única questão que se coloca aqui é a do transporte escolar, que compete às câmaras municipais. As duas autarquias ficaram de conversar entre elas mas não temos qualquer feedback,  até hoje. O tempo vai passando e vemos aquela escola a perder alunos e temos pelo seu futuro”, referiu o autarca.

Luís Filipe Fernandes considera que não estão a ser tidos em conta os interesses das crianças. “Não entendemos que os interesses dos agrupamentos e das câmaras municipais se sobreponham aos interesses das crianças. Porque há crianças que têm que andar uma hora e meia de autocarro de manhã e, ao final do dia, regressam uma hora e meia mais tarde a casa. Não é compreensível esta situação porque não tem em conta o bem-estar e a qualidade de vida das crianças”, acrescentou.

O autarca promete levar o assunto à secretária de Estado da Educação. Ontem fez questão de voltar a falar no assunto com a comunicação social, à margem da cerimónia de abertura do ano lectivo do Agrupamento de Escolas Abade Baçal, do qual faz parte a Escola Básica de Izeda. Actualmente, a Escola Básica de Izeda tem cerca de 150 alunos do pré-escolar ao 9º ano, tendo capacidade para mais do dobro. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes/Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário