Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Praxe alternativa com carácter científico em Montesinho quer ser exemplo para o país

Já este sábado o Ministro da Ciência e Tecnologia participou numa expedição lúdico-científica na serra de montesinho. A acção pretendeu ser uma forma diferente de integração dos novos alunos do Instituto Politécnico de Bragança, uma espécie de praxe alternativa. Acabar com a humilhação nas praxes académicas tem sido uma das bandeiras do ministro que tutela o ensino superior.
O governante espera que a actividade possa servir de exemplo para outras instituições de ensino.

“Para mim acolhimento dos estudantes é como aqui vi, é com mais conhecimento com trocas de culturas e actividades lúdicas isso é que é o acolhimento de estudantes. Eu vim ca para promover este tipo de actividades. Este é um evento de grande dignificação do ensino superior e do politécnico de Bragança e penso que é um grande exemplo”, referiu o ministro.

A actividade foi muito participada tendo contado com cerca de 350 alunos, na maioria caloiros, e ainda investigadores e professores do IPB, num total de cerca de 450 participantes.

Quem chegou há pouco tempo a Bragança entende que esta é uma boa forma de integração e de ficar a conhecer a região para onde vieram estudar.

“A integração está muito boa. Esta é uma oportunidade de todos se conhecerem, mal ou bem, fica um na sua escola e aqui temos oportunidade de confraternizar juntos”, acredita Vítor Couto, estudante brasileiro que chegou há alguns dias a Bragança.

Um dia de praxe diferente que incluiu um passeio, entre as aldeias de Montesinho e de França, no concelho de Bragança, com actividades de exploração científica conduzida por investigadores do CIMO Centro de Investigação de Montanha, ao longo do caminho, um almoço convívio, actuações de tunas e jogos tradicionais. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário