As estradas que ligam actualmente Bragança e a localidade espanhola de Puebla de Sanabria já não servem para a circulação automóvel e poderão servir apenas para passeios pedestres ou para a prática de ciclismo.
Foi desta forma que o alcalde de Puebla de Sanabria, José Fernández Blanco quis chamar, mais uma vez, à atenção para a necessidade de uma nova ligação entre as duas regiões, há muito reivindicada.
No final da apresentação do Bragança Granfondo, uma prova de cicloturismo que contempla percursos no concelho de Bragança e na comarca da Sanabria, na passada sexta-feira, no Teatro Municipal de Bragança, José Fernández Blanco, destacou a importância do evento no desenvolvimento da cooperação transfronteiriça em áreas como o turismo, lembrando a urgência de uma nova ligação. “Acho que a estrada actual deve ficar para granfondos. É uma estrada que não é deste século e, evidentemente, é a ideal para este tipo de eventos desportivos”, referiu.
Para o alcalde, o Granfondo, que decorrerá no mês de Julho é um bom exemplo de como se pode passar das palavras aos actos, em termos de cooperação transfronteiriça.
Frisa no entanto, que, para haver uma maior cooperação em áreas como o turismo ou o desporto, é urgente melhorar a mobilidade entre estas zonas fronteiriças.”já fizemos muitas coisas mas continuamos a falar muito… Este evento é o exemplo de um acto. Porque, espera-se que cerca de mil e quinhentas pessoas andem de bicicleta, se ajudem entre elas, se tiverem um furo ou algum problema… penso que é muito importante… o desporto é isso, é cooperação e amizade. É preciso que se passe mais vezes das palavras aos actos. E nesses actos temos que incluir a estrada, que tem de se unir com a estação do AVE”, frisou.
Também o autarca brigantino, Hernâni Dias, acredita que o Bragança Granfondo vai ser fundamental para demonstrar a importância desta ligação.”Obviamente que este evento, passando por essa estrada sinuosa que faz a ligação Bragança-Puebla de Sanabria, é uma forma de alertarmos quem de direito para esta necessidade de concretização de uma infra-estrutura rodoviária, importantíssima para os dois lados da fronteira”, salientou.
O presidente do Município de Bragança não tem dúvidas de que a nova estrada só ainda não avançou por falta de vontade política, quer do governo português, quer do governo espanhol. “Verdadeiramente, tenho que dizer que falta a decisão politica do lado português e do lado espanhol. Já não vamos lá com vontades nem intenções, só vamos lá com decisões concretas e objectivas”, argumenta.
O valor estimado de uma nova estrada de ligação entre Bragança e Puebla de Sanabria ronda os 40 milhões de euros, ou seja, 20 milhões para cada um dos governos.
Escrito por Brigantia
Sara Geraldes
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário