Todos falamos português mas há expressões que são só nossas.
O dicionário de palavras soltas do povo transmontano é uma colectânea dessas expressões. Foi lançado este mês, tem sido “um sucesso" comercial, “esgotou rapidamente”, em vários pontos de venda, e uma segunda edição já está a ser pensada.
Depois de Lisboa ficar a conhecer esta obra, Bragança abriu as portas do Museu do Abade de Baçal, na noite de sábado, que se encheu de transmontanos para conhecer este trabalho.
A Brigantia esteve lá e falou com um dos autores, José Pires, que salientou o "sabor especial" que tem apresentar o livro para a sua gente.
“Desde a primeira hora, e nós não o esperávamos, está a ser um sucesso. Os transmontanos estão a rever-se na obra e a sentir-se orgulhosos por ser transmontanos. Para nós, autores, é um orgulho imenso apresentar o livro para as nossas pessoas, na nossa cidade”, disse.
Uma obra que destaca o modo como se fala por cá desde há várias gerações e que é um bilhete de identidade do povo, reflectindo algum humor e malícia mas também a graciosidade e genuinidade que caracteriza os transmontanos.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário