Este fim-de-semana celebrou-se o S. Martinho e por todo o país ninguém quis deixar de provar as tradicionais castanhas e jeropiga.
Por cá…Apesar dos cerca de 60% de quebra na produção de castanha, também não se passou sem ela.
Vinhais recebeu entre sexta e domingo mais uma edição da Rural Castanha, o certame onde a castanha é rainha e não faltou para comer e vender.
O presidente do município, Luís Fernandes, salientou que já está delineada uma estratégia para o combate à praga da vespa das galhas do castanheiro e assegurou que a câmara vai cobrir as despesas de tratamento. “O município já se disponibilizou para pagar totalmente todas as largadas necessárias da luta biológica, bem como assumir financeiramente todo o acompanhamento dos tratamentos necessários”, garantiu.
Abel Pereira, presidente da arbórea, sublinhou que é urgente resolver o problema da vespa das galhas na região.
Três dias com um cartaz recheado de animações, debates sobre o sector e claro não faltou o tradicional magusto no maior assador do mundo. O Magustão da família do Tio João, da Rádio Brigantia, levou até Vinhais muitos que aproveitaram o S.Martinho para se divertir.
Uma festa animada onde por momentos até foi possível esquecer a crise que o sector atravessa. Um problema que tem de ser lembrado e aproveitando a presença do secretário de estado do comércio no último dia da feira, Luís Fernandes pediu apoio ao governo para colmatar os prejuízos da quebra que a seca trouxe ao sector.
“ É importante pensar numa forma de compensar os produtores por essa quebra, porque é um facto, de que é muito importante na economia do concelho e terá que ser encontrada uma forma de os ajudar. Essa ajuda poderia ser de várias formas, como a isenção do pagamento da segurança social, ou outras formas que permita ajudá-los. Outra questão que nos preocupa é a necessidade de criar condições para fazer reservatórios de água, que permitam que muitas das produções que existem e que são plantadas de novo, tenham acesso à rega, que é hoje um factor fundamental”, explicou o autarca.
O secretário de estado do comércio, Paulo Alexandre Ferreira, respondeu dizendo que “o governo está atento”, tomou nota dos apelos dos produtores Vinhaenses, e que os encaminhará para a tutela.
Terminou assim mais uma Rural Castanea, o certame que é já uma imagem de marca de Vinhais e de todo o nordeste transmontano.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário