Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Quaresma: Diocese de Bragança-Miranda propõe «jogo de tabuleiro e cartas» a pensar nos mais novos

Objetivo é ajudar a viver de forma «pedagógica» a caminhada para o tempo pascal.
A Diocese de Bragança-Miranda incluiu na sua proposta de caminhada para a Quaresma uma dinâmica em forma de “jogo de tabuleiro com cartas” e vários desafios a pensar nas crianças, adolescentes e jovens.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a diocese transmontana explica que este “jogo da quaresma”, feito também a pensar “nas famílias e grupos de catequese” pretende ser “uma ferramenta pedagógica” que ajude a preparar o tempo da Páscoa.

Neste desafio, os “jogadores” são convidados a percorrer casa a casa no tabuleiro, os 40 dias da Quaresma que começa a 14 de fevereiro, com a Quarta-Feira de Cinzas, e também a Semana Santa que culmina depois com o primeiro Domingo de Páscoa, a 01 de abril.

Em cada dia temos uma interpelação diferente, como por exemplo na Quinta-Feira Santa (29 de março), em que os mais novos são chamados a partilhar memórias da celebração do “lava-pés” nas suas paróquias.

Como é habitual em jogos de tabuleiro, também encontramos várias “cartas mistério” e perguntas, como por exemplo sobre “qual matéria é que não é usada no sacramento do Batismo: água, óleo ou vinho”.

De acordo com o gabinete de comunicação da Diocese de Bragança-Miranda, estão ainda à disposição das comunidades vários “subsídios pastorais” para este tempo da Quaresma.

“Propostas simples, exequíveis em todas as paróquias e nas próprias casas que nos levam a centrar no essencial neste tempo favorável da graça”, frisa o padre José Bento Soares, vigário episcopal para a Ação Pastoral.

Como o tema deste ano pastoral na região está ligado ao Batismo, uma das propostas de oração pretende levar as pessoas a recordarem com gratidão e responsabilidade a sua iniciação cristã.

Para isso é disponibilizado um documento em forma de “rito de apoio”, que tem em destaque algumas reflexões do Papa Francisco.

“Ser cristão não é fazer carreira num escritório para se tornar um advogado ou médico cristão, não. Ser cristão é um dom que nos faz ir em frente com a força do Espírito no anúncio de Jesus Cristo”, salienta o Papa argentino.

A proposta, neste âmbito, da Diocese de Bragança-Miranda é que seja feita “uma

peregrinação, individual ou coletiva, até à fonte batismal onde cada um recebeu o sacramento da iniciação cristã”.

A Quaresma, que começa na Quarta-Feira de Cinzas (este ano a 14 de fevereiro) é um período de 40 dias marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

JCP
Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário