Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Já é conhecido o relatório do esvaziamento da Albufeira do rio Tua

O relatório referente à “Implementação das Medidas Minimizadoras dos Impactes do Esvaziamento nas Populações Piscícolas”, foi entregue ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), concluindo-se, assim, o “Processo de Esvaziamento do Açude Ponte de Mirandela”.
No referido relatório salienta-se o facto de que algumas espécies de peixes encontradas no rio Tua “usufruem de estatuto de conservação estabelecido pela União Internacional de Conservação das Espécies”, conforme descrito no “Livro Vermelho de Vertebrados de Portugal – Peixes Dulciaquícolas e Migradores, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos” e que aí também habitam quatro espécies autóctones de bivalves.

A biodiversidade encontrada no rio Tua, associada ao seu “valor social, cultural e económico”, são razões suficientes para que sejam implementadas medidas minimizadoras sempre que se verifique a necessidade de esvaziamento da albufeira.

Neste contexto, em conjunto com o Parque Natural Regional do Vale do Tua, deu-se início à elaboração de um Plano de Gestão da Albufeira do Rio Tua que, em breve, irá envolver outras entidades com diferentes interesses nas atividades praticadas neste importante ecossistema aquático.

CM de Mirandela

Sem comentários:

Enviar um comentário