Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Visita guiada à exposição “Cabo Verde, o espírito de um lugar” pela pintora Graça Morais aos alunos do IPB

Ontem teve lugar no Centro de Arte Contemporânea, em Bragança, uma visita guiada à exposição da pintora Graça Morais, para os alunos do Instituto Politécnico de Bragança.
A exposição “Cabo Verde, o espírito de um lugar” contou com a presença da pintora que manifestou um sentimento de alegria: “é uma sensação muito forte e de grande alegria e reconhecimento. Fico muito contente por estes jovens do IPB, sobretudo os cabo-verdianos, saberem que houve uma portuguesa artista que olhou para o país deles com uma grande dignidade e que deixou para a história um documento que, na altura, eu não tinha a percepção da importância desta obra que é importante para mim e para o país” referiu a pintora. 

Uma das alunas que visitou a exposição é Melany de Brito Martins, de Cabo Verde. A estudante de Arte e Design, no IPB, confessou a saudade da sua terra: “fico muito feliz por ter uma pessoa a representar o meu país. Fico com a saudade do meu país e fico muito feliz por existir alguém que valoriza a minha terra” destacou a aluna.

Windy Fonseca Andrade do mesmo curso, da ilha de Santo Antão, de Cabo Verde, salientou o facto da arte do seu país ser evidenciada nesta mostra: “desde o primeiro momento que eu vi o cartaz da exposição e que era sobre Cabo Verde. Quem diria que eu iria estar em Bragança e que acolhia uma exposição do meu país? São muitos os alunos cabo-verdianos a estudar no IPB e é uma forma de demonstrar a cultura no nosso país”, evidenciou a aluna de Arte e Design.

A mostra reúne trabalhos e objectos pessoais da artista, 30 anos depois de ter passado pelo arquipélago. Cada quadro é um reviver dos tempos vividos e das suas experiências nas ilhas de Cabo Verde, na sua residência artística. Uma exposição patente até ao próximo dia 17 de Junho, e a 30 de Junho, o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais vai comemorar 10 anos.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário