Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Festival das Migas e do Peixe do Rio aconteceu neste fim-de-semana

Na Foz do Sabor, Torre de Moncorvo decorreu no fim-de-semana, o Festival das Migas e do Peixe do Rio.
São as mãos calejadas de Leonel Felizardo que puxam as redes com peixe do rio. É morador da aldeia da Foz do Sabor, concelho de Torre de Moncorvo. Levantou-se às 5 da manhã de ontem, e é no seu barco rabelo, que se chama Nossa Senhora da Guia, que guia o peixe até às mesas, o rei do Festival das Migas e do Peixe do Rio.

Leonel Felizardo, de 73 anos, destaca que as espécies naturais estão a desaparecer, como o barbo.

 “Já desde garoto que conheço a vida da pesca. Sei a qualidade que havia antigamente antes da construção das barragens. Hoje já fui pescar e já fui a vender. Pesquei 30 quilos de peixe de barbo, que já está a desaparecer” contou o pescador Leonel Felizardo.

Para quem come e visita, a opinião é unânime:

“Os peixes, as migas e a salada de tomate não se pode passar”, disse António Moutinho, emigrante em França que visita um dos restaurantes aderentes ao Festival.

Outro visitante foi Francisco Carvalhal que confessou vir porque já é hábito no verão e no inverno.

De Vila Nova de Foz Côa, Delfim Ribeiro disse ter ficado satisfeito, no final do almoço de ontem, “com a salada, com as migas e o peixe do rio. Neste ambiente muito fresco, num sítio fantástico”.

De outro concelho vizinho, de Carrazeda de Ansiães, Sofia Almeida admitiu “que vem ao festival pela qualidade das migas e dos peixes”.   

A iniciativa gastronómica promove pratos típicos da aldeia Piscatória. O Festival das Migas e do Peixe do Rio contou com 5 restaurantes aderentes e foi organizado pela Associação de Comerciais e Industriais de Moncorvo e pela Câmara Municipal.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário