Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de março de 2019

TRADIÇÕES LOCAIS E UNIVERSAIS NO CARNAVAL DE COELHOSO

Olá gentinha boa e amiga. Já temos mais um Entrudo em cima!

Nos provérbios o nosso povo diz: “Carnaval na eira, Páscoa à lareira”; “farta-te gato que é dia de Entrudo”; “no Entrudo come-se de tudo” e “no Carnaval ninguém leva a mal”.

Nos últimos programas temos falado muito na quinta-feira das comadres e na quinta-feira dos compadres, que varia de terra para terra. Por exemplo, em Seara Velha (Chaves), já não se comemora a quinta-feira das comadres, mas sim a quinta-feira dos compadres, que é antes do Domingo Gordo. Segundo o tio Domingos Castro, este ano juntaram 31 compadres na aldeia, que foram jantar a um restaurante e cada um custeou a sua parte. Já a nossa tia Etelinda Bastos, de Vilar do Conde (Vila Pouca de Aguiar), disse-nos que na sua terra, antes do Domingo Gordo festejam a quinta-feira das comadres. Reunem-se na casa do povo da aldeia e cada uma leva um pedaço de carne de porco. Na maioria das localidades, primeiro celebra-se a quinta-feira das comadres, antes do Domingo Magro, porque estas são mais ‘lampeiras’.

No dia de Carnaval, a nível gastronómico, é tradição comer-se o butelo com cascas e muitas partes da carne do porco, pois o nosso povo também diz “alegrias de Entrudo que amanhã será cinza”, pois os católicos guardam jejum na quarta-feira de cinzas.

No passado fim-de-semana tivemos a primeira viagem do ano e fomos visitar a região do Dão. Estivemos em Nelas e Mangualde e no nosso hotel, em Canas de Senhorim. Fomos conhecer e provar os vinhos à adega do Dão e tivemos também direito a visitar a fábrica de queijos, onde fizemos provas de degustação. A noite de sábado foi animada com o jantar e baile de Carnaval e no Domingo assistimos ao cortejo de Carnaval de Canas de Senhorim. Mais uma vez fomos para fora cá dentro. Conhecer o nosso país é o nosso grande argumento.

Entretanto, a nossa cidade esteve muito animada com o «Festival do Butelo e das Casulas e Carnaval dos Caretos». No sábado teve lugar o desfile com os vários grupos de caretos, de Portugal e Espanha, pelas ruas da cidade, culminando com a Queima do Diabo, na Praça Cavaleiro de Ferreira.

Também no último fim-de-semana e até ao dia de Carnaval, a aldeia de Santulhão (Vimioso) se animou com a realização do «Festival de Entrudo». Nesta data, sem dúvida que a aldeia de Podence (Macedo de Cavaleiros) é a mais visitada por causa do «Entrudo Chocalheiro», com os seus tradicionais caretos, emblemáticos daquela aldeia.

Em quase todas as aldeias da nossa região o dia de Carnaval é um dia normal, em que as pessoas vão fazer as suas lides para os campos. São poucas as excepções em que a tradição de brincar ao Carnaval ainda permanece, com pessoas a vestirem-se de ‘matrafonas’ e outras figuras cómicas.

Já há alguns anos que a aldeia de Coelhoso (Bragança), festeja o seu Carnaval tradicional, no Domingo Gordo, com o «Enterro do Pai Fartura» e o concurso de máscaras, com prémios até ao terceiro lugar, numa iniciativa da Junta de Freguesia.

Este ano contaram com a animação de Higor Cerqueira, jovem brasileiro, estudante do curso de mestrado de Inovação e Empreendedorismo do IPB. Realizado pela «Umbu Produções», empresa que já há 5 anos realiza animações de performance, teatro e carnaval no Brasil e agora, presta serviços também em Portugal. Segundo o presidente da junta de Coelhoso, Paulo Veiga, a ideia desta iniciativa foi aliar o Carnaval tradicional ao Carnaval brasileiro, proporcionando às suas gentes atracções que envolvam o povo e tragam pessoas de fora à aldeia. Este ano as expectativas foram ultrapassadas, pois também foram muitos os estudantes do IPB, de várias nacionalidades, que aderiram à iniciativa. Para o ano o autaca está a pensar repetir esta iniciativa e, se possível, aumentar ainda mais o número de participantes.

Todas as semanas assinalamos nesta página os aniversários da nossa gente. Nos últimos dias estiveram de parabéns a tia Irene (79), de Samil (Bragança); a tia Adília (78), de Grijó (Bragança); Eliseu Fidalgo (48), de Paradinha Nova (Bragança); Isabel (77) e a sua filha Cláudia (46), de Estorãos (Valpaços); Maria Miranda (66), de Palácios (Bragança); Pedro Alexandre (45), de Serapicos (Valpaços); António Rodrigues (84), o nosso espanhol mais português, de Asturianos da Sanábria; tia Albertina (61), de S. Jumil (Vinhais); tio Luís Modinhas (80), de Paradinha de Outeiro (Bragança); Maria da Conceição (70), de Água Revés (Valpaços); tia Berta (93) e tia Fernanda (53), de Mosteiró (Mirandela); Zé Leonardo (85), de Grijó (Macedo de Cavaleiros); Ana Margarida (20), de Bragança; Paula Silva (51), de Vinhais; Ermelinda Tomeno (54), de Bragança; Laura (66), de Lagoas (Valpaços) e Benjamim (15), filho da nossa tia Irene da Suíça. A todos muita saúde e que consigam festejar o seu aniversário no próximo ano connosco.

Tio João
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário