Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de junho de 2019

ObservaArribas: património do Douro Internacional celebrado em festival

Realizou-se, este fim de semana, entre de sexta-feira a domingo, o ObservaArribas, o Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro.
Artur Nunes, presidente da câmara de Miranda do Douro, sublinhou a necessidade de criar uma gestão integrada do Parque do Douro Internacional entre Portugal e Espanha. "É verdade que são diferentes competências e legislações mas tem que haver um conceito claro do Parque do Douro Internacional, até mudando o nome. Hoje, este conceito de internacional já vai muito mais além mas eu, com uma nova realidade, chamaria de Parque do Douro Ibérico porque cria um conceito central da ibéria ao longo do Douro. O Douro, na sua tradição mais antiga, é aquilo que sempre uniu os dois países e, nessa ancestralidade, o parque cumpre aqui uma missão de desenvolver um projecto conjunto".

O presidente da câmara acredita que o festival tem valorizado cada vez mais o parque. "Penso que cada vez sai mais valorizado porque é um evento que se realiza no Parque do Douro Internacional valorizando um factor diferenciador relativamente a outros territórios que é a observação de aves e tudo que envolve a biodiversidade".

O autarca confirma que a adesão ao festival tem sido cada vez maior. "Há uma maior procura por este tipo de actividades. Temos, principalmente, um mercado do centro da europa que tem cada vez mais procurado a observação de aves, a fotografia e o acompanhamento. Tem havido essa procura e essa dinâmica num novo conceito de turismo. O turismo está a procurar coisas diferenciadoras e, por vezes, o facto de termos um território de baixa densidade cria novas oportunidades para a biodiversidade. As pessoas começam a sentir que há aqui oportunidades e nós começamos a sentir que há mais pessoas a visitar o nosso território".

Esta foi a terceira edição do Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro, cuja missão é contribuir para a conservação destas arribas.

Escrito por Brigantia
Foto: SPEA
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário