Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

O jornalismo como terapia

João Sampaio é o autor da página do Facebook “Correio Transmontano”. Numa altura complicada da sua vida, decidiu desafiar-se e criar o projecto que já mantém há 5 anos e onde é possível encontrar noticias, artigos de opinião, vídeos e até poesia.
“Há quatro anos tive que fazer um transplante de medula e quando estava em recuperação comecei a pensar: o que é que eu vou fazer depois disto e como é que vou ocupar o meu tempo? Uma pessoa cai em depressão por falta de ocupação, então lembrei-me que gosto de fotografar e de falar com as pessoas. Se estivermos com o tempo ocupado dificilmente cairemos em depressão, pois a depressão é inimiga da cura”, contou.

Foi professor durante anos e mais tarde inspector da educação. Antes disso, foi colaborador no Jornal O Tempo para ajudar a pagar a universidade e trabalhou no jornal O Público e Diário de Noticias. Mas o gosto pelo jornalismo surgiu quando ainda era jovem.

“Quando eu tinha os meus 14 anos, lembro-me que fizemos, no seminário, um jornal de parede e utilizávamos os recortes dos jornais desportivos e revistas e fazíamos sempre todas as semanas um jornal de parede. E a partir daí, o vício entranhou-se e comecei a gostar sempre desta área”, disse.

João Sampaio realizou ainda a conferência “Terapia e Cidadania- a experiência do cidadão repórter”, onde realçou a importância das pessoas pensarem não só nelas próprias, mas também nos outros. Aproveitou ainda para apresentar a ideia da criação de um banco de horas.

“A minha grande ideia é que alguma instituição faça uma plataforma ou crie um banco de horas, para acompanhar os doentes às consultas ao Porto e aos exames a Vila Real, porque aqui é uma zona em que os familiares estão emigrados”, explicou.

João Sampaio tem 62 anos e é o autor da página “Correio Transmontano”, que designa como um projecto de terapia e cidadania.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário