Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Montaria ao javali é novidade na Rural Castanea em Vinhais

As atenções vão estar viradas para a castanha, de 25 a 27 de Outubro, na XIV Rural Castanea, em Vinhais.
As jornadas técnicas já são conhecidas na feira, mas este ano com informações mais práticas sobre o combate às doenças do castanheiro e o aumento da produção. A montaria ao javali é uma novidade nesta edição.

“Há uma série de actividades diferentes, que existem este ano pela primeira vez, como a montaria ao javali, actividades culturais e recreativas como caminhadas e chega de touros”, referiu o autarca Luís Fernandes.

O certame pretende valorizar a castanha e todos os produtos que usam o fruto na confecção. No total vão estar presentes 90 expositores e participar mais 10 produtores do concelho que no ano anterior.

“É um dado muito positivo, se calhar até o mais positivo, pelo facto de termos mais gente do concelho a querer participar nesta feira, que é aquilo que nos importa”, sublinhou.

Para o concelho, a produção de castanha representa anualmente 10 milhões de euros. Este ano perspectiva-se que haja uma boa colheita, idêntica à do ano anterior. A campanha já começou e parece que a mão-de-obra local já não é suficiente. “Há obviamente a migração de pessoas, como é o caso de pessoas que vem para a apanha da maçã e depois para a apanha da castanha, porque não há mão-de-obra local. E aqueles produtores que têm 10 toneladas começam, alguns deles, a usar a mecanização para a apanha”, explicou Abel Pereira, presidente da associação Arborea.

Vinhais tem ainda o maior assador de castanhas do mundo que não vai faltar no certame, assim como o concurso da castanha, do mel e da cabra preta de Montesinho. A Rural Castanea acontece de 25 a 27 de Outubro, em Vinhais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário