Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Orlando Rodrigues vê com “satisfação e preocupação”

A saída da vice-presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Isabel Ferreira, para assumir o cargo de secretária de Estado da Valorização do Interior é vista com “satisfação e preocupação” pelo presidente da instituição, Orlando Rodrigues.
“É um duplo sentimento. Por um lado, vejo com preocupação a saída de uma pessoa que era uma mais-valia do IPB e uma referência na instituição e, por outro, fico satisfeito por existir reconhecimento nacional pela capacidade de pessoas do instituto e, isso, traduzir-se em posições do mais alto relevo a nível governamental”, disse à Lusa.

Orlando Rodrigues está certo que Isabel Ferreira fará um “grande trabalho a bem de todos” e, principalmente, a bem da coesão do território nacional.

Dizendo ser uma pessoa “muito preparada” e uma investigadora “muito destacada”, o presidente do instituto lembrou que a nova secretária de Estado está no rol dos cientistas mais influentes a nível mundial, tendo uma “grande preocupação” em afirmar a capacidade das instituições e do trabalho que se faz fora de Lisboa e do Porto.

Portanto, acrescentou, essa experiência em fazer ciência fora dos grandes centros, mas em articulação internacional e construindo redes ao ser posta ao serviço da coesão territorial, só pode “dar bons resultados”.

“Certo que resultará muito bem e será um grande contributo para a coesão territorial”, sublinhou.

Isabel Ferreira, de 45 anos, é vice-presidente do IPB e diretora do Centro de Investigação de Montanha e professora coordenadora principal, coordenando o Conselho Científico de Ciências Naturais e do Ambiente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-Portugal).

A nova secretária de Estado integra também o Conselho Consultivo da Fundação de Ciência - Flanders (FWO-Bélgica) e a Comissão de Peritos de acompanhamento dos programas-quadro europeus H2020 e Horizonte Europa.

Com uma vasta obra (livros e artigos) publicada na área científica, coordena vários projetos de investigação nacionais e internacionais, é avaliadora de projetos de investigação da União Europeia e de fundações científicas estrangeiras, e conta no currículo com a orientação de pós-doutoramentos, doutoramentos e mestrados.

in:diariodetrasosmontes.com
C/Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário