Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

“Há Festa na Aldeia”: Bemposta recebeu a iniciativa pela primeira vez

Bemposta, no concelho de Mogadouro, recebeu a iniciativa “Há Festa na Aldeia”, neste fim-de-semana, pela primeira vez. O objectivo foi dinamizar a economia local e criar oportunidade de negócio para a população da aldeia
Estiveram presentes 30 comerciantes, o número máximo de expositores possível no evento. “Há tão pouca gente que isto é uma maneira de atrair pessoas e dar a conhecer os nossos produtos”, disse uma produtora de sabonetes. “Na associação de Bemposta estamos a tentar angariar alguns fundos com algumas festas que fazemos. No fundo, tentamos promover a nossa aldeia, em que o símbolo máximo é o chocalheiro de Bemposta e por isso todos os produtos que temos são a ele ligados. É uma aldeia que está a ficar bastante desertificada por isso tudo que aqui traga gente é espectacular”, disse outro produtor da aldeia de Mogadouro.

O “Mercado da Aldeia” foi um dos pontos altos do evento, mas é a música que o caracteriza. Grupos de pauliteiros, gaiteiros e folclóricos, de todo o país, juntaram-se num intercâmbio cultural. Para Pedro Pires, presidente da junta de freguesia de Bemposta, iniciativas como “Há Festa na Aldeia” são uma mais-valia para a localidade. “Para além do evento musical que é, traz imensos grupos locais e de várias zonas do país. É um intercâmbio cultural muito grande e há também a divulgação dos nossos produtos regionais, como o azeite, vinho, comidas típicas... é uma mais valia para a nossa aldeia e para o nosso concelho”.

A recriação de ofícios, como o da cestaria, do tear e da gravura, e uma mostra do ciclo da água ardente e da cozedura do pão, foram actividades que não faltaram no “Há Festa na Aldeia”, que aconteceu em Bemposta, este fim-de-semana.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário