Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

«Conversas Nortear»

As escritoras Manuela Vaz de Carvalho e Emma Pedreira vão participar, no próximo dia 11 de dezembro, pelas 14h30, em mais uma sessão da iniciativa «Conversas Nortear», a realizar no Museu do Abade de Baçal, em Bragança, com moderação de Carla Guerreiro, docente do Departamento de Português da Escola Superior de Educação de Bragança.

As «Conversas Nortear» são uma iniciativa conjunta da Direção Regional de Cultura do Norte e da Junta da Galiza, no âmbito do Memorando de Entendimento celebrado, a 23 de abril 2015, Dia Mundial do Livro, entre a Consellería de Cultura, Educación Y Ordenación Universitaria (Espanha), a Direção Regional de Cultura do Norte e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal.

De acordo com o referido Memorando de Entendimento, as ações conjuntas de colaboração visam fomentar o conhecimento mútuo entre as respetivas cidadanias; potencializar os valores culturais coincidentes; promover e difundir a cultura de cada uma das partes envolvidas; fomentar o conhecimento do património cultural da Galiza e do Norte de Portugal; promover os Caminhos de Santiago que passam por territórios do Norte de Portugal; dar visibilidade às culturas próprias mediante ações que fomentem a criação de emprego e, portanto, com impacto a médio e longo prazo; e criar projetos comuns de desenvolvimento regional. 

É neste contexto que estão já a ser dinamizados o projeto «Escritores a Norte, vidas com obra em casas d’escritas» (concretizado através da realização de rotas literárias e turísticas pela geografia literária e/ou vital de três autores representativos para a cultura de cada parte; na criação de um portal digital de difusão de todas as ações (www.escritoresanorte.pt) e na publicação de uma obra de cada autor e na produção de filmes-documentário), e o Prémio Literário Nortear.

Sem comentários:

Enviar um comentário