Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Hotspot de Biodiversidade vai trocar os eucaliptos de Vimioso por árvores autóctones

Reconverter um eucaliptal em floresta autóctone, no concelho de Vimioso, é um dos maiores objectivos do novo projecto da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino.
O “Hotspot de Biodiversidade” tem como missão criar uma micro-reserva, que abrange o vale dos rios Sabor, Maçãs e Angueira, nos concelhos de Vimioso e Mogadouro, onde serão implementadas algumas medidas por causa da preocupação com a sustentabilidade e a biodiversidade desta área, segundo Sara Pinto, bióloga da associação. "O restauro ecológico está a ser feito numa mancha de eucaliptal, que pode ser observada da estrada de quem vai de Vimioso para Mogadouro, é uma das maiores manchas de eucaliptal do concelho de Vimioso. Pretendemos apoiar a regeneração natural, cortar os eucaliptos que aí estão nessa área, que felizmente já está a acontecer com azinheiras, sobreiros e alguns zimbros".

Os vales destes rios estão incluídos na Rede Natura 2000, uma rede para conservar os habitats e as espécies selvagens raras, ameaçadas ou vulneráveis na União Europeia. Assim, Sara Pinto avança ainda que outra das preocupações é a conservação de habitats prioritários nesta área. "Dentro desta área da Rede Natura 2000, estão documentados quais são os habitats e que espécies existem, de acordo com a legislação europeia, que devem ser preservadas. O nosso primeiro passo foi ir ao terreno e mapear onde ocorrem estes habitats. Um habitat que é bastante expressivo nesta zona é dos bosques de zimbros e sobreiros".

A educação ambiental, dirigida aos agricultores e comunidade escolar, nos concelhos de Mogadouro e Vimioso, é outra das vertentes a trabalhar. "Contactámos um técnico, biólogo, especializado em botânica, que já tem experiência em acompanhar projectos agrícolas no sentido de os tornar mais amigos do ambiente e é isso que pretendemos com os agricultores da região e os que estão incluídos na área do 'hotspot'. Uma vez que esta área é tão rica em fauna e flora, queremos que agricultura que aqui se pratica permita a manutenção da paisagem e a sua melhoria".

O projecto tem como parceira a PALOMBAR - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural. As acções prevêem divulgar o património natural e os ecossistemas, tornar as práticas agrícolas mais ecológicas, trocar eucaliptos por zimbros e fazer a manutenção dos pastos semi-naturais.

Escrito por Brigantia
Foto: Hotspot de Biodiversidade
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário