Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Três anos de “Máscaras Rituais de Portugal”: mostra celebra as festas de inverno e os mascarados

A exposição “Máscaras Rituais de Portugal”, fruto da colecção particular do vinhaense Roberto Afonso, está a cumprir três anos de itinerância contínua.
A mostra apresenta perto de 80 máscaras, que são assinadas por mais de 40 artistas e artesãos, e representam várias festas com mascarados em Portugal. Roberto Afonso, um dos maiores entusiastas do distrito nesta temática, sublinha que é uma honra dar a conhecer estes rituais. "Três anos de itinerância permitiram dar a conhecer a milhares de pessoas as festas com mascarados em Portugal. O feedback tem sido extremamente positivo".

A exposição foi apresentada publicamente, em 2017, na Mascararte, em Bragança, e já passou por oito concelhos em Portugal. Também já esteve em Leon e Zamora. A partir de hoje, à tarde, pode ser vista no Centro Cultural Solar dos Condes, em Vinhais. "É sempre com grande satisfação que recebe o convite por parte de museus e de municípios. A partir do final do ano irá continuar a percorrer o país".

A exposição conjuga vários acessórios, fragmentos de trajes e utensílios usados pelos protagonistas das festas e associados a cada ritual representado.

O espólio já deu origem a um livro, editado em Março de 2019, pela Câmara Municipal de Bragança, no qual são apresentadas imagens de todas as composições presentes.

Escrito por Brigantia
Foto: Roberto Afonso (Facebook)
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário