Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 28 de novembro de 2020

Câmara de Macedo reforça em 60 mil euros a comparticipação para as freguesias

 O critério adotado na distribuição da verba assenta na dimensão e população recenseada de cada freguesia. No total, a autarquia terá de transferir 60 mil euros, que variam entre os 877,48 euros para a freguesia de Carrapatas e os 4181,13 euros para Morais ou os 4072,63 euros para a União de Freguesias de Espadanedo, Edroso, Murçós e Soutelo Mourisco.
O Município de Macedo de Cavaleiros vai transferir 60 mil euros para as freguesias do concelho a título de comparticipação face à transferência de competências da Câmara Municipal. O critério adotado na distribuição da verba assenta na dimensão e população recenseada de cada freguesia, tendo como referência os últimos censos.

“Esta verba corresponde à comparticipação referente a competências da câmara e que as juntas de freguesia assumiram”, explica o presidente da Câmara Municipal. Benjamim Rodrigues adianta que este procedimento formal é necessário dado que a legislação que Lei n.º 50/2018, que concretiza a transferência de competências dos municípios para os órgãos de freguesia, não tornou automática a assunção dessa transferência.

No total, a autarquia terá de transferir 60 mil euros, que variam entre os 877,48 euros para a freguesia de Carrapatas e os 4181,13 euros para Morais ou os 4072,63 euros para a União de Freguesias de Espadanedo, Edroso, Murçós e Soutelo Mourisco.

Em causa está, entre outras, a transferência de competências como a gestão e manutenção de espaços verdes, a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, a autorização da atividade de exploração de máquinas de diversão ou a autorização da realização de espetáculos desportivos e divertimentos na via pública, entre outros.

Benjamim Rodrigues esclarece que a verba a entregar a cada freguesia foi definida em função da disponibilidade financeira, da área de cada freguesia e da população ali recenseada aquando dos Censos de 2011. “No caso da freguesia de Macedo de Cavaleiros, sede do concelho, a verba definida considera apenas as aldeias anexas, dado que as competências exercidas por este órgão de freguesia terão sido maioritariamente nessas aldeias, uma vez que as restantes foram assumidas pela câmara municipal”, sublinha o presidente da autarquia macedense.

Sem comentários:

Enviar um comentário