Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

IPB e Universidade de Vigo vão criar um “Laboratório Ibérico Alimentos”

 O Instituto Politécnico de Bragança vai juntar-se à Universidade de Vigo, em Espanha, para criar um “Laboratório Ibérico Alimentos”.
O projecto passa por promover a cooperação transfronteiriça na área agro-alimentar, nomeadamente a investigação e cursos conjuntos e a mobilidade de investigadores e docentes.

O objectivo é também contribuir para a inovação das empresas do sector,

“Tendo em conta que temos aqui um sector de empresas, dos dois lados da fronteira, muito desenvolvido nas indústrias alimentares e que precisa de se modernizar e inovar, a ideia é fazer um laboratório. Criar aqui uma figura de consórcio entre este conjunto de instituições e alavancar alguns investimentos” explicou o presidente do IPB, Orlando Rodrigues.

O projecto prevê também um reforço das infra-estruturas que já existem nas duas instituições, como o Centro de Investigação de Montanha do IPB.

Este tipo de projectos está alinhado com as prioridades da Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço aprovada na Cimeira Ibérica do mês passada.

A secretária de Estado da Valorização do Interior valoriza esta aposta no sector agro-alimentar por parte das instituições científicas.

“Um laboratório deste género certamente que é atractivo para a captação de talento e de pessoas que se possam fixar nesta região transfronteiriça”, acrescentou Isabel Ferreira.

A acção do laboratório vai ser definida a partir do próximo ano e até 2024.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário