Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

CIM TTM considera fundamental avançar com plano de regadio

 A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes pediu ao ministério da Agricultura financiamento específico para a elaboração do estudo para o regadio no território, que estima custará mais de 200 mil euros.
O objectivo das nove autarquias é implementar uma estratégia integrada nesta área, para desta forma garantir a competitividade do sector agrícola. A reivindicação foi transmitida à Ministra da Agricultura durante uma reunião por videoconferência, avançou Artur Nunes, presidente da CIM. “O ministério da Agricultura abriu um aviso específico para o Tejo, que abrisse também um para as Terras de Trás-os-Montes. Serviria para percebermos a captação e reservas de água e a utilização dessa para regadio. Potenciava a produção agrícola e animal no nosso território”.

Apesar de o ministério não ter mostrado muita abertura para atribuir este apoio, os nove autarcas da CIM das Terras de Trás-os-Montes consideram que o investimento no regadio é uma prioridade e por isso equacionam avançar com fundos próprios para a elaboração de um plano intermunicipal para este sector. “Aquilo que nos disseram foi que iriam apoiar alguns projectos que já estavam em execução e que tinham intenção de fazer um estudo nacional. Não vimos muita aceitação, por parte do ministério, nesta intenção. Aquilo que dissemos é que, nós municípios, vamos pagar esse estudo para os nossos territórios, promovê-lo no orçamento para o próximo ano, no âmbito da CIM, e levaremos esse assunto ao próprio executivo e depois à Assembleia Intermunicipal”.

Com o Plano Intermunicipal de Regadio a CIM pretende identificar o potencial hídrico e hidroagrícola das Terras de Trás-os-Montes, estudar modos de armazenamento, captação e distribuição e simultaneamente os locais onde se deverão reabilitar, requalificar ou construir as novas barragens.

Segundo a CIM, sete dos nove concelhos estão incluídos em áreas classificadas como susceptíveis de desertificação e com carência de regadio elevada ou muito elevada a elaboração deste estudo é fundamental para potenciar o desenvolvimento sustentável da agricultura, contrariando a desertificação a que o território está exposto.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário