Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Número de alunos de Erasmus caiu para metade no IPB por causa da pandemia

 A pandemia fez cair para metade o número de alunos enviados e recebidos através do programa Erasmus+. Estes dados são relativos à situação do Instituto Politécnico de Bragança e foram divulgados pelo vice-Presidente do IPB para os Assuntos Académicos e Relações Internacionais
A propósito da apresentação do Roteiro Erasmus+, no politécnico, Luís Pais sublinhou ainda que, apesar de tudo, a situação está perto de ficar normalizada. "O IPB envia e recebe, todos os anos, mais de mil alunos. É um valor muito considerável. É um ano complicado mas mesmo assim conseguimos concretizar alguma mobilidade. Este ano vamos ficar apenas um pouco acima de 50% no que toca à mobilidade, mas os indicadores de recuperação são já muito positivos".

Na apresentação do Roteiro Erasmus+, na quarta-feira, esteve também o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Sobrinho Teixeira, ex-presidente do IPB, frisou que foi através deste programa que o politécnico cresceu a vários níveis. "Foi com este programa que foi possível estabelecer acordos com muitas instituições internacionais, acordos que permitiram internacionalizar ainda mais a investigação aqui feita. Queremos reproduzir, a nível nacional, o exemplo que foi e é o IPB, para que Portugal seja cada vez mais um país que promova o intercâmbio de alunos, promovendo a coesão territorial".

A Agência Nacional de Erasmus+ Educação e Formação passou pelo IPB para o lançamento nacional do programa, que decorre de 2021 a 2027. A directora da agência, Ana Cristina Perdigão, explica que uma das apostas para estes sete anos é chegar aos outros níveis de ensino, da mesma forma que o programa está voltado para os jovens universitários. "Nos outros graus de ensino as mobilidades só agora vão começar a ter alguma semelhança em termos de foco e duração".

O programa Erasmus+ completa 35 anos em 2022 e já abrangeu cerca de 4 milhões de pessoas. Para estes sete anos, a nível europeu, o reforço de verbas duplicou e situa-se no 26 mil milhões de euros.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário