Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de maio de 2021

ANA DA CONCEIÇÃO BERNARDO - Prémio Literário do Conto de Nuno Nozelos

 ANA DA CONCEIÇÃO BERNARDO laureada com o Prémio Literário do Conto de Nuno Nozelos, em 25 de Maio de 2021, com A TOALHA.
Orlando Ferreira, Ana da Conceição Bernardo
e Júlia Rodrigues
Torre de Dona Chama - Terra Mater -, deu à luz, Ana da Conceição Bernardo, em frio dia 4 de Dezembro de 1965, para encanto da família e de todos quantos mantêm o fio invisível, ligado, unindo almas além da matéria.

Terra de Poetas, como afirmo sem daí lhe impor algum exagero, Torre de Dona Chama tem sido fonte, fresca, de inspiração a todos quantos, no leve deslizar da pena, nos têm maravilhado com textos de elevado valor literário.

Seja porque a seiva bebida nas fontes ainda ferva nas veias; ou o amor à Torre, raiz catalisadora, mais forte do que por outra localidade; ou, à flor da pele, os milénios de História, sulcos impregnados que a todos moldam e deslumbram; ou, saindo do berço para novos mundos conhecer, se conclua que há, aqui, um singular encantamento; ou, parecendo-me mais assertivo, seja a fusão de todo o sentir, a forma arrebatadora e propulsora com que o Poeta, flamense, descreve a sua amada Torre de Dona Chama, as gentes e as vivências.

Também, Ana da Conceição Bernardo, espelha o vibrante sentir telúrico na sua escrita. E fá-lo de forma singular e sublime.

Adotou dois pseudónimos - Ana Bárbara de Santo António e musa -, com que habitualmente assina os seus trabalhos. Vive, atualmente, no concelho de Vila Nova de Gaia, perto do mar, a sua maior inspiração. Trabalha no concelho da Maia, em serviços administrativos de uma empresa ligada ao ramo dos combustíveis e lubrificantes. Dedica-se à escrita por paixão e fado.

Submeteu a concurso o conto A TOALHA, de cariz realístico, transportando-nos para a pacata Torre de Dona Chama. Entrelaça várias gerações familiares; fala-nos de um grande amor vivido pela personagem D. Chama; e, apesar das vicissitudes da vida, o amor vence sempre – eis a mensagem final.

A data, de atribuição do prémio literário, está carregada de simbologia. Foi escolhido o dia do município de Mirandela, 25 de Maio, data em que foi recebida a primeira carta de foral, emitida por El-Rei D. Afonso III, há 771 anos. A leitura que retiro do gesto, é o autêntico reconhecimento pela vida e obra do Grande Autor de poesia, contos e crónicas, na pessoa de Nuno Nozelos, nascido em Fradizela (15 de Novembro de 1931), pequena aldeia e freguesia do município de Mirandela, tendo falecido na terra de adoção, a sua muito amada Torre de Dona Chama (18 de julho de 2017).

Na sessão solene, que decorreu no Salão Nobre dos Passos do Concelho – Palácio dos Távoras -, estiveram presentes os mais altos representantes da edilidade, D. Celeste Alves Dias (viúva do escritor Nuno Nozelos), o Júri, familiares e amigos que muito honraram, com a sua presença, este evento.

Da vencedora deste prémio literário, impõem-se destacar as seguintes obras literárias:
2006 "Penas da alma para a mão", poesia, Papiro Editora
2008 "Teu Cancro Meu" testemunho, Papiro Editora
2008 "Russa a burrinha tecedeira", livro infanto-juvenil, Papiro Editora
2012 “À Flor da Pele dos Sentidos da Alma”, poesia, Pastelaria Studios Editora
2019 “Mariana o menino rochedo e a gaivota mágica”, livro infanto-juvenil, Editorial Novembro
2021"O Facanito" livro infanto-juvenil (a publicar brevemente), Editorial Novembro  
 
Prémios literários:  
2006/07 Prémio Papiro Editora, com o livro de poesia “Penas da alma para a mão” 
2012 I Prémio Literário Sapere Editora (Brasil), prémio de autora
 
Participou em várias antologias e coletâneas de prosa e poesia e em programas de Radio.
Publica em dois blogues, e nas redes sociais:
http://anabsantoantonio.blogspot.com
http://musarenascentista.blogspot.com

Texto e recolhas:
Ⓒ Teresa do Amparo Ferreira, 26-05-2021

Sem comentários:

Enviar um comentário