Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de maio de 2021

Praias da Ribeira e da Fraga da Pegada distinguidas com Qualidade de Ouro 2021

 Segundo os critérios definidos em 2021, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” as candidatas tinham de cumprir vários requisitos, entre os quais a qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020).


A qualidade das praias da Albufeira do Azibo volta a estar em destaque, desta feita com as praias da Ribeira e a da Fraga da Pegada a serem distinguidas pela associação ambientalista Quercus com o Galardão Qualidade de Ouro 2021. “É a prova de que a Albufeira do Azibo é uma excelente opção para quem pretender passar umas férias em ambiente de praia, com segurança e a certeza de que estão num destino de excelência”, salienta o presidente da autarquia de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.

O autarca macedense explica que esta distinção “tem em conta o desempenho das praias em anos anteriores, nomeadamente o trabalho feito no sentido de garantir a qualidade superior da água das duas praias”. “Significa que há aqui um trabalho de continuidade na preservação da Albufeira do Azibo, da sua água e das praias integradas nesta paisagem idílica”, acrescenta.

A praia da Fraga da Pegada e a praia da Ribeira têm vindo a ser sucessivamente distinguidas ao longo dos anos, ostentando com orgulho a Bandeira Azul há 18 e 12 anos, respetivamente, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa. A própria Albufeira do Azibo tem merecido a confiança dos portugueses, sendo eleita, pelo terceiro ano consecutivo, com o com prémio “Cinco Estrelas Regiões”.

Benjamim Rodrigues assume que “é um orgulho ver reconhecido o trabalho desenvolvido pelos serviços municipais e pelo Geopark Terras de Cavaleiros e estamos certos de que os portugueses, mais uma vez, vão incluir as praias do Azibo entre as preferências para as férias deste ano”. À semelhança de 2020, a praia da Fraga da Pegada vai contar com uma lotação de 1700 pessoas em simultâneo, enquanto a da Ribeira estará limitada a 1600 pessoas.

O autarca macedense acredita que na época balnear de 2021, com início a 12 de junho e término a 12 de setembro, “será possível voltar a atingir os 350 mil visitantes ao longo dos três meses”. “Mesmo com a limitação em termos de lotação, estamos convictos que muitos portugueses ainda vão continuar a optar por fazer férias em Portugal e, por isso, mesmo durante a semana será possível ter valores muito próximos da lotação máxima, como, aliás, se verificou em 2020 em várias ocasiões”, frisa.

“Estamos a preparar um conjunto de iniciativas para dinamizar as duas praias e proporcionar momentos ainda mais animados”, conclui Benjamim Rodrigues.

Segundo os critérios definidos em 2021, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” as candidatas tinham de cumprir vários requisitos, entre os quais a qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020). Além disso, todas as análises realizadas na última época balnear (2020), no caso das praias de Interior, deverão ter apresentado resultados com valores inferiores a 200ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 500ufc/100ml para a Escherichia coli. Na última época balnear, não pode ainda ter ocorrido qualquer tipo de aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Sem comentários:

Enviar um comentário