Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Vale do Tua está preparado para explorar o Astroturismo como produto diferenciador

 60 agentes, públicos e privados, receberam formação em astroturismo, tendo agora novas competências para explorar o “Dark Sky Vale do Tua” como destino turístico “Starlight”.
Preparar o território, agentes públicos e privados, para que se possa retirar proveito da certificação como destino Turístico Starlight, foi o principal objetivo da formação que o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) promoveu ao longo do último ano, envolvendo cerca de 60 formandos.

Nesta quinta-feira, 9 de dezembro, o PNRVT procedeu à entrega formal dos certificados aos participantes, que agora têm novas competências para receber e acompanhar os turistas e, sobretudo, para trabalhar o tema como um produto turístico de excelência, que diferencia, qualifica e aumenta a competitividade deste território.

“O passo que se segue agora é criar uma Rede Oficial de Parceiros, já preparados para receber os astroturistas”, explica o diretor do PNRVT, Artur Cascarejo.

O PNRVT realizou três ações de formação, completamente gratuitas, que se debruçam sobre os temas da Poluição Luminosa, Astronomia e Divulgação de Ciência, Astroturismo, Arqueoastronomia e Novos Produtos. A participação na formação é um dos critérios de integração na Rede Oficial de Parceiros.

A formação, a cargo da Associação Dark Sky®, foi dirigida para três tipos de agentes territoriais distintos:

- Para o setor público, nomeadamente técnicos de turismo e outros colaboradores ligados ao setor nos municípios;

- Para empresas de turismo que não oferecem serviços inseridos no astroturismo. Enquadram-se aqui as unidades de alojamento, de restauração, as empresas de animação turística ou lojas de artesanato e de produtos regionais poderão integrar a Rede Oficial, as que participaram no processo de formação e, após este, sejam definidas as medidas necessárias que tenham de ser implementadas face aos requisitos do Dark Sky® Vale do Tua, seja ao nível da adaptação do serviço a este mercado específico, seja no âmbito do combate à poluição luminosa.

- Formação para empresas que pretendem oferecer serviços considerados na categoria de astroturismo. Destinada ao mesmo público-alvo, esta formação foi mais intensa e incluiu uma parte prática. Este grupo recebeu formação especifica sobre ferramentas de apoio e uso de equipamentos óticos que lhes permitem iniciar as visitas guiadas a olho nu, mas também desenvolvimento de sessões de observação astronómica com equipamento de observação adequado.

Artur Cascarejo insiste na importância desta formação para o território: “Somos o terceiro destino turístico certificado em Portugal, depois do Alqueva e das Aldeias de Xisto, mas somos a primeira área protegida a receber esta certificação, o que obviamente nos orgulha. Agora que os agentes do território já têm a informação e o conhecimento necessário estão preparados para saber usar esta nova e enorme possibilidade de crescimento e de afirmação do destino Vale do Tua”, afirma o diretor do PNRVT.

Sem comentários:

Enviar um comentário