Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Lagos do Sabor já estão certificados como bio-região

 Já foi assinado, ontem, em Mogadouro, o protocolo de certificação da Bio-Região dos Lagos do Sabor


As variedades culturais, as raças autóctones e os produtos com Denominação de Origem Protegida, estão entre as potencialidades que conferem a certificação a este território.

Mas a agricultura biológica é a temática que não pode ser deixada de lado. Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e Alimentação, vinca que os quatro concelhos que compõe a bio-região são propícios a esta aposta. "Temos que estimular uma agricultura mais competitiva e mais preparada para os mercados. Lembro que Portugal em 2019 tinha apenas 9% da superfície agrícola em modo biológico e em 2021 já estava nos 19%. Já ultrapassámos a meta que a estratégia para a agricultura biológica tinha para Portugal, que estava nos 12%".

Em pleno distrito de Bragança, que já foi, em tempos, o grande produtor de cereais do país, a ministra falou ainda dos apoios que vão ser dados aos agricultores para que produzam ou voltem a produzir este tipo de culturas. "Estamos a falar de valores directos para a produção de milho de forragem de 120 euros por hectare, no milho grão são 200 euros, nos cereais praganosos 104 euros e nas leguminosas são 65 euros por hectare".

Uma Bio-Região é um território onde agricultores e consumidores, em conjunto com o poder local, assumem uma estratégia conjunta para a gestão sustentável dos recursos ambientais e apostam na agricultura biológica. Eduardo Tavares, presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor, admite que este foi um passo verdadeiramente importante. "Traduzimos aquilo que é a nossa tradição e a nossa autenticidade do território nesta certificação da bio-região. Não fizemos mais do que valorizar o trabalho que, últimas décadas, os nossos agricultores e empresários tiveram neste regime de produção biológica e eco agricultura. É uma mais valia pertencer a esta rede internacional".

Alfândega da Fé Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo são os quatro concelhos que integram esta bio-região, onde há sete mil hectares de agricultura biológica repartidos por várias culturas. O protocolo foi assinado, ontem, na Feira dos Gorazes.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário