As variedades culturais, as raças autóctones e os produtos com Denominação de Origem Protegida, estão entre as potencialidades que conferem a certificação a este território.
Mas a agricultura biológica é a temática que não pode ser deixada de lado. Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e Alimentação, vinca que os quatro concelhos que compõe a bio-região são propícios a esta aposta. "Temos que estimular uma agricultura mais competitiva e mais preparada para os mercados. Lembro que Portugal em 2019 tinha apenas 9% da superfície agrícola em modo biológico e em 2021 já estava nos 19%. Já ultrapassámos a meta que a estratégia para a agricultura biológica tinha para Portugal, que estava nos 12%".
Em pleno distrito de Bragança, que já foi, em tempos, o grande produtor de cereais do país, a ministra falou ainda dos apoios que vão ser dados aos agricultores para que produzam ou voltem a produzir este tipo de culturas. "Estamos a falar de valores directos para a produção de milho de forragem de 120 euros por hectare, no milho grão são 200 euros, nos cereais praganosos 104 euros e nas leguminosas são 65 euros por hectare".
Uma Bio-Região é um território onde agricultores e consumidores, em conjunto com o poder local, assumem uma estratégia conjunta para a gestão sustentável dos recursos ambientais e apostam na agricultura biológica. Eduardo Tavares, presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor, admite que este foi um passo verdadeiramente importante. "Traduzimos aquilo que é a nossa tradição e a nossa autenticidade do território nesta certificação da bio-região. Não fizemos mais do que valorizar o trabalho que, últimas décadas, os nossos agricultores e empresários tiveram neste regime de produção biológica e eco agricultura. É uma mais valia pertencer a esta rede internacional".
Alfândega da Fé Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo são os quatro concelhos que integram esta bio-região, onde há sete mil hectares de agricultura biológica repartidos por várias culturas. O protocolo foi assinado, ontem, na Feira dos Gorazes.
Sem comentários:
Enviar um comentário