Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Milhares de pessoas foram a Cidões comer a cabra e aquecerem-se no canhoto

 Milhares de pessoas encheram Cidões, aldeia do concelho de Vinhais, na noite de 31 de Outubro, para se despedirem da estação clara e entrarem na estação escura com sorte

Mas, para isso, tiveram que comer cabra e aquecerem-se no canhoto. A celebração celta é feita com vários rituais e no fim é queimado o canhoto, ou como quem diz, o azar. Pessoas de vários cantos do país não quiseram faltar.

“Para já estou achar muito interessante, nunca tinha vindo aqui a uma festa que caracterizasse este tema. Comida boa, bom ambiente, música, pessoas simpáticas e estou a gostar até agora”, disse uma das visitantes que veio do Porto.

“Estamos adorar, adoramos este tipo de festas nas aldeias transmontanas. Andávamos à procura de festas de Halloween, uma coisa que fosse mais à nossa raiz e viemos ter aqui”, disse outro dos visitantes, vindo de Aveiro.

E quem foi, promete voltar.

“É claramente para voltar”, afirmou um turista.

A celebração não acontecia há dois anos devido à pandemia, mas este ano parece ter regressado em força. De acordo com Luís Castanheira, da Associação Raízes d'Aldeia Cidões, que organiza a iniciativa, não havia espaço para mais gente.

“É um balanço positivo, a superar as expectativas. Estivemos no limite. Não conseguimos contabilizar, mas acho que mais uma pessoa não cabia e nem um carro conseguia estacionar. Aproximadamente 3 ou 4 mil pessoas. Foi o êxtase total, o conjunto dos rituais que aconteceram de meia em meia hora, de hora a hora, foi o êxtase total”, contou.

E já diz a tradição, “quem da Cabra comer e ao Canhoto se aquecer, um ano de sorte irá ter".

A aldeia de Cidões, em Vinhais, voltou neste Halloween a encher-se de gente para a Festa da Cabra e do Canhoto.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário