Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Macedo de Cavaleiros volta a ser a base de um helicóptero Kamov para combate a incêndios

 Macedo de Cavaleiros volta a ser a base de um dos três helicóptero Kamov, alugados pelo Estado Português a um empresa ucraniana, para apoio no combate a incêndios rurais.


Pode servir qualquer zona do país onde seja necessário, ficando os restantes dois nos centros de meios aéreos de Braga e Ferreira do Zêzere.

De acordo com Paulo Rogão, vereador responsável pela Proteção Civil Municipal de Macedo de Cavaleiros, a escolha do concelho para a localização de um Kamov prende-se com a centralidade e condições existentes:

“Macedo de Cavaleiros foi mais uma vez selecionado para a colocação de um meio aéreo pesado Kamov, que está disponível durante todo o período de combate a incêndios.

Macedo foi escolhido pela posição geográfica e agora também pelos equipamentos que temos disponíveis, com o centro de meios aéreos a reunir já todas as condições para acolher este tipo de equipamentos, a nível das comunicações, por exemplo.”

A integração destes três meios aéreos pesados, de fabrico russo, no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais sofreu algum atraso, por falta de autorização das Autoridade Nacional de Proteção Civil. Estão operacionais desde a passada terça-feira e até 31 de outubro.

No distrito são seis os meios aéreos a postos para socorrer em caso de incêndio. Além do Kamov em Macedo de Cavaleiros, estão dois helicópteros ligeiros posicionados em Bragança, dois anfíbios médios em Mirandela e um ligeiro em Alfândega da Fé, este último que se encontra em regime de permanência.

Macedo de Cavaleiros volta também este ano a ser a base de apoio logístico para os bombeiros deslocalizados de todo o país, que estejam na região para apoio no combate a incêndios.

Este ano ainda vai operar em instalações provisórias mas depois da garantia dada pelo Ministro da Administração Interna, de que o Governo suportará 50% do custo da construção do edifício para a BAL, o processo está em andamento e a previsão é de que a obra possa ser lançada já no próximo ano:

“Temos o projeto feito, que foi apresentado inclusive ao ministro, e como ele deu o aval de cerca de 500 mil euros para a sua execução, está em elaboração o projeto de arquitetura da BAL. Estamos a aguardar que o novo quadro comunitário entre em vigor para podermos candidatar ao valor remanescente para a sua conclusão.

Estou em crer que durante este ano o processo administrativo esteja concluído, de forma a que possamos, no próximo ano, lançar a obra. Não dou garantia mas é assim que está planeado.”

O denominado período crítico de incêndios em Portugal vigora de 1 de julho a 30 de setembro.

Foto: Município de Macedo de Cavaleiros
Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário