Uma espécie de manual para as crianças mas também para os adultos, relacionado com o método EKUI, uma metodologia de inclusiva de aprendizagem criada pela transmontana. “Há muitas crianças que precisam de mais tempo para essa aprendizagem e não é problema nenhum. é um problema maturacional, ou neurológico, se calhar, de falta de estímulos, que não teve na família. Com o livro e com toda a metodologia que a EKUI tem passa essa mensagem aos pais, professores e educadores, de que o que é importante é que, de facto, estimularmos as crianças em idade precoce. Todas as crianças têm o seu ritmo de aprendizagem só que existem períodos óptimos de aprendizagem e este livro infantil ensina-nos a ver isso”.
O livro “EKUI e o monstro das barreiras” partiu de experiências da transmontana Celmira Macedo na implementação da sua metodologia de aprendizagem. Uma homenagem a pessoas que conseguiram ultrapassar as suas dificuldades, muitas vezes criadas pela sociedade. “Quem é esse monstro das barreiras? Somos nós, é a sociedade civil, são todos aqueles que, de alguma forma, colocam escadas onde devia haver uma rampa, aqueles que ensinam de forma a que as crianças não aprendem, aqueles que se esquecem que há crianças que aprendem de forma diferente, de forma mais devagar. Todos esses são os monstros. E a EKUI tem os super-heróis que ajuda a derrubar esses monstros”.
O livro vai ser distribuído no final do mês nos concelhos do Sabugal e Fundão, onde Celmira Macedo está a desenvolver um projecto escolar. Há ainda a possibilidade de traduzir o livro para espanhol, para ser distribuído em Espanha e na América Latina.
Sem comentários:
Enviar um comentário