Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de junho de 2023

Trasmontana Celmira Macedo lança livro sobre a aprendizagem inclusiva e que valoriza a diferença

 Cada criança pode ter o seu tempo de aprendizagem e a sociedade pode ser uma barreira. Esta é uma das mensagens que o livro de Celmira Macedo quer transmitir


Uma espécie de manual para as crianças mas também para os adultos, relacionado com o método EKUI, uma metodologia de inclusiva de aprendizagem criada pela transmontana. “Há muitas crianças que precisam de mais tempo para essa aprendizagem e não é problema nenhum. é um problema maturacional, ou neurológico, se calhar, de falta de estímulos, que não teve na família. Com o livro e com toda a metodologia que a EKUI tem passa essa mensagem aos pais, professores e educadores, de que o que é importante é que, de facto, estimularmos as crianças em idade precoce. Todas as crianças têm o seu ritmo de aprendizagem só que existem períodos óptimos de aprendizagem e este livro infantil ensina-nos a ver isso”.

O livro “EKUI e o monstro das barreiras” partiu de experiências da transmontana Celmira Macedo na implementação da sua metodologia de aprendizagem. Uma homenagem a pessoas que conseguiram ultrapassar as suas dificuldades, muitas vezes criadas pela sociedade. “Quem é esse monstro das barreiras? Somos nós, é a sociedade civil, são todos aqueles que, de alguma forma, colocam escadas onde devia haver uma rampa, aqueles que ensinam de forma a que as crianças não aprendem, aqueles que se esquecem que há crianças que aprendem de forma diferente, de forma mais devagar. Todos esses são os monstros. E a EKUI tem os super-heróis que ajuda a derrubar esses monstros”.

O livro vai ser distribuído no final do mês nos concelhos do Sabugal e Fundão, onde Celmira Macedo está a desenvolver um projecto escolar. Há ainda a possibilidade de traduzir o livro para espanhol, para ser distribuído em Espanha e na América Latina. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário