Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Vimioso com seis residências para pessoas com deficiência no valor de mais de 1ME

 O município de Vimioso viu aprovada uma candidatura a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de mais de um milhão de euros para construção de seis residências autónomas destinadas a pessoas com deficiência, foi hoje divulgado.


“Para a construção destas seis residências autónomas e de inclusão com capacidade para 30 utentes, o projeto está praticamente concluído e vamos lançar o concurso para a empreitada no decurso do próximo mês de julho. Esta candidatura foi efetuada ao PRR, sendo financiada a 100%, envolvendo um montante de um milhão e sessenta e cinco mil euros”, explicou à Lusa o presidente da câmara, Jorge Fidalgo.

Estas seis residências destinadas a autonomização e inclusão para pessoas portadoras de deficiências serão construídas na aldeia de Carção, num terreno que já é municipal e onde se encontra a antiga escola primária que será recuperada futuramente e dará lugar a um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), o qual se encontra com o projeto numa fase avançada, mas ainda sem financiamento.

“Temos algumas pessoas portadoras de deficiência que estão institucionalizadas em outros locais fora do nosso concelho. Contudo, o distrito de Bragança tem necessidade deste tipo de equipamentos sociais. Nós percebendo estas necessidades do concelho e concelho vizinhos, achamos que esta resposta social é absolutamente fundamental para o território nordestino”, vincou o autarca social-democrata.

Um dos objetivos dos dois projetos socais (residência autónomas e CACI) é que ambos se complementem num futuro próximo.

Para colocar estes equipamentos em funcionamento, serão assinados protocolos com diversas intuições de apoio social, como por exemplo, a Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual (APADI), com sede em Bragança.

“A parceria mais importante foi estabelecida com a APADI que trabalha na área dos cuidados a pessoas portadoras de deficiência há muitos anos, sendo uma instituição que tem experiência neste setor”, frisou Jorge Fidalgo.

O prazo para a conclusão das obras de construção da residência de autonomização e inclusão vai a até novembro de 2024, “podendo ser dilatado no tempo“.

FYP//LIL
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário