Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

MIRANDELA TEM NOVA ASSOCIAÇÃO CÍVICA

 Mirandela tem um novo movimento cívico. Chama-se AIC (Associação Iniciativa Cultural, Recreativa e de Solidariedade).


A sua criação já foi oficializada e tem como presidente Inês Silvestre, uma mirandelense ex-emigrante em França, onde também liderou uma associação do género. “Tinha 400 pessoas nessa associação e estou muito muito orgulhosa daquilo que fiz. Hoje, 67 anos depois, volto a renascer”, acredita.

No almoço de apresentação da AIC, no domingo, Inês Silvestre fez questão de vincar que esta associação “não pretende preencher o espaço de outras que existem na região”, mas antes ser “uma parceira na partilha de saberes” que diz serem importantes para unir a região transmontana. “Eu sozinha não consigo fazer nada, com os membros da associação também não, mas julgo que todas as boas vontades e todos os conhecimentos destas terras, podemos fazer toda a diferença”, acrescenta.

Inês Silvestre diz que agora “é altura de arregaçar as mangas para dinamizar Mirandela” e ideias não faltam à presidente da nova AIC. “Temos de pensar a região, pensar na ajuda, criar diversidade e eventos porque a nossa terra precisa de vida, haverá encontros e palestras sobre assuntos muito sérios da sociedade atual que é de consumo e em que cada um vive para si e assim não vamos lá. Vamos arranjar soluções”, promete.

Inês Silvestre quer trabalhar com todas as associações já existentes, porque “eles têm o saber fazer e uma cultura que não tenho e que vamos todos aprender para por a gente da nossa terra lá em cima, porque somos transmontanos mas não somos analfabetos”, acrescenta.

A presidente da AIC vai avisando que quem fizer parte da AIC “vai ter de estar pronta para trabalhar” alinhada com o mesmo objetivo: “desenvolver Mirandela e a região transmontana”.

Inês Silvestre diz que o passo para criar a associação foi dado com muita determinação, mesmo que algumas vozes se tenham mostrado céticas. “Disseram-se que iria criar problemas, mas para mim a palavra não está fora do meu vocabulário. É sempre possível”, diz.

Paula Borges, Rui Barreira, José Pina, Cristina Passas e António Carneiro fazem parte do conselho consultivo que tem como função auxiliar a direção na tomada de decisões em prol da efetivação do fim para o qual foi criada a AIC.

Conheça os órgãos da AIC:

DIREÇÃO

Presidente: Inês Silvestre
Vice-Presidente: Pedro Miguel Pereira
Vogal: Rita Beira

ASSEMBLEIA-GERAL

Presidente: Branca Susana esteves
Fátima Silva
Cláudia Chaves

CONSELHO FISCAL

Presidente: Ana Borges
Paula Reboredo
Andreia Borges

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário