Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Feira do Fumeiro de Vinhais decorre entre os dias 6 e 9 de fevereiro

 A quadragésima quinta edição do certame, conta com Ana Moura, Tony Carreira e Kura no que toca à animação musical


Vinhais recebe a Feira do Fumeiro de 6 a 9 de fevereiro. Esta é já a quadragésima quinta edição do certame, que conta com Ana Moura, Tony Carreira e Kura no que toca à animação musical. O presidente da câmara considera que estes nomes trarão milhares de visitantes à feira.

Além disso, Luís Fernandes assinala que o facto de a alheira de Vinhais ter sido considerada, novamente, o melhor enchido do mundo, pela TasteAtlas, é mais um grande motivo de atração.

“É verdade que a feira do Fumeiro é um fator de atração pelos produtos, também pela existência da alheira de Vinhais que, pelo segundo ano consecutivo, foi considerado o melhor enchido do mundo, mas também pela importância e pela relevância que ela tem no contexto econômico para o concelho e mesmo para a região. Aquilo que pretendemos, é que mais pessoas visitem o concelho”, disse.

Esta é a maior feira de Vinhais e a que atrai mais gente, ajudando na economia do concelho.

“A Feira da Castanha já atrai muita gente, mas sem dúvida que a Feira do Fumeiro tem outro impacto. Tem uma dimensão maior, até pela idade, claro que toda a economia do concelho e da própria região mexe muito com esta feira. Portanto, estamos já a falar de uma feira em que os outros setores, nomeadamente a nível de hotelaria, da restauração, beneficiam, e muito, da Feira do Fumeiro”, vincou.

Segundo o presidente, há cada vez mais jovens a dedicar-se a esta fileira. A câmara tem incentivado este crescimento, nomeadamente com o abate gratuito de porcos no matadouro de Vinhais. Além disso, tem dado, anualmente, a cada produtor, dois animais para criar para abate. O objetivo é fazer com que os jovens “se fiquem pela produção de fumeiro”, uma vez que “muitos dos produtores têm já alguma idade” e, portanto, “é preciso haver uma renovação”, referiu.

A fileira gera entre oito a 10 milhões de euros em Vinhais, o que é "muito significativo para a economia do concelho", frisou Luís Fernandes acrescentando que "felizmente" a alheira é "um produto que vende muito bem" sendo "a oferta maior que a procura", concluiu. 

A Feira do Fumeiro de Vinhais conta com venda de enchidos, de artesanato e de produtos regionais, assim como concursos ligados ao fumeiro, bem como demonstrações culinárias.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário