Começa a funcionar este mês uma Unidade Móvel de Saúde, em Torre de Moncorvo. Esta é uma parceria entre a câmara municipal, a Santa Casa da Misericórdia e a Unidade Local de Saúde do Nordeste. A equipa da unidade é composta por profissionais especializados, incluindo enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, que vão percorrer todas as localidades do concelho.
O presidente da câmara, José Meneses, esclarece que se pretende levar os cuidados de saúde a quem, muitas vezes, tem dificuldade em se deslocar para os receber.
“O objetivo é levarmos a saúde às nossas freguesias, ou seja, à proximidade com os utentes. Os meios de transporte são, cada vez são mais, escassos, as pessoas idosas têm dificuldades para vir ao centro de saúde. E sendo assim, o município, e sendo essa a intenção do município, tem de levar a saúde, levar os pequenos cuidados médicos, nomeadamente fazer um pequeno penso, levar a própria medicação, fazer os testes da glicémia, que poderão ser feitas por uma enfermeira, por uma fisioterapeuta, por um nutricionista, ou seja, o objetivo é levar várias valências a todas as freguesias, evitando a deslocação para Torre de Moncorvo, para o centro de saúde”, explicou.
A santa casa disponibiliza a unidade móvel e a câmara suporta as despesas, que são de três mil euros por mês. A ULS do Nordeste regista, nas plataformas oficiais, aquilo que é feito, com cada utente. José Meneses assegura que todas as localidades serão visitadas, pelo menos, uma vez por mês. “A ideia é cobrir todo o território”, referiu.
Tendo em atenção que muitos idosos se deslocam à vila apenas por causa de uma consulta, o presidente diz que a saúde será cada vez mais uma prioridade em Torre de Moncorvo.
“Por vezes têm que sair de manhã e depois voltar ao fim do dia para ter uma consulta somente de 10 minutos e a preocupação da Câmara Municipal é a saúde, a saúde dos munícipes. Por isso, vamos ter cada vez mais uma aposta muito forte na saúde e naquilo que tiver ao alcance das câmaras municipais, ou neste caso a nossa, vai ser essa a nossa preocupação. Com as pessoas e com a saúde”, rematou
A partir deste mês, os munícipes de Torre de Moncorvo não precisarão deslocar-se ao centro de saúde para controlo da tensão arterial e da diabetes ou para fazer curativos, entre outros cuidados médicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário