Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 25 de janeiro de 2025

Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros organiza Feira de Emprego para ajudar os alunos nas escolhas profissionais

 Esta quinta-feira, o Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros recebeu mais uma Feira de Emprego destinada aos alunos, para escolherem a sua saída profissional.


Eram muitos os alunos que faziam perguntas nos diversos balcões que existiam no espaço de convívio. Maria Bagueixe, de 15 anos, que frequenta o 10º ano de escolaridade, desde pequena que tem bem assente que quer ser atriz:

Eu quero ser atriz e talvez escritora. Desde pequena que tenho esta escolha. Para conseguir esta meta, estou-me a esforçar muito nos estudos, tenho treinado algum teatro em casa sozinha, e se abrir aqui um clube de teatro na escola, vou voltar a participar. Já experimentei, desde a primária e na pré. Gosto de representar e de estar conectada com os personagens. É algo que me alegra.

A aluna Íris Fernandes de 14 anos, já escolheu direito. Destaca que a realização da feira confirma ainda mais a sua escolha:

Quero ser advogada. Já era uma decisão tomada há mais tempo. Mas esta feira só veio confirmar o que eu queria. Esta área desperta-me interesse há algum tempo. Não existe tradição de direito na minha família.

Margarida Pacheco, também de 14 anos, frequenta o 9º ano, ainda não escolheu apesar de ter já a área da saúde como garantida:

Ainda não escolhi. Via-me na área da saúde, por exemplo, ser médica. Hoje aqui analisei outras saídas profissionais, na área que eu quero. Por exemplo, também gosto de ciências forenses, psicologia, psiquiatria, etc.

A colega e amiga da mesma idade, Gabriela Fernandes há muito que definiu a sua escolha:

Psicologia ou psiquiatria, são as minhas principais opções. Porque gosto de falar da saúde mental, perceber a mentalidade dos adolescentes de hoje em dia, e os seus problemas e conseguir ajuda-los. Não está totalmente definida, porque ainda me faltam três anos e posso mudar de ideias, mas em princípio será o que eu irei seguir. Este evento ajudou-me a perceber quais as faculdades que poderei vir a concorrer.

Joel Marques, que pertence ao gabinete de comunicação do Instituto Politécnico de Viseu, explica que existe muita procura da parte dos alunos, sobretudo no esclarecimento de dúvidas e também conta quais são as áreas mais procuradas:

Sim, há muita procura quer dos alunos, do ensino secundário, regular e profissional. Até porque este ano, as regras mudaram. Está a ser exigido aos alunos, que se candidatam, através do Concurso de Nacional de Acesso, duas provas de ingresso na sua candidatura. E é um processo de transição, e há sempre alguma dificuldade, em eles compreenderem as alterações. Além de representarmos o Instituto Politécnico de Viseu, e oferecer informação, relativamente à nossa oferta formativa, das nossas licenciaturas e dos nossos cursos técnicos superiores profissionais, também ajudamos os alunos nessa candidatura. Mas o nosso objetivo principal, em Macedo de cavaleiros, é dar a conhecer a nossa oferta formativa.

As áreas mais procuradas são a engenharia, saúde, muitos alunos a escolherem direito, enfermagem veterinária e ensino básico.

O diretor do Agrupamento de Macedo de Cavaleiros, Paulo Dias, referiu que esta iniciativa faz parte do trabalho do serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento:

Esta atividade, nos últimos anos, tem acontecido com muita regularidade. Faz parte da estratégia do agrupamento e do serviço de Psicologia e Orientação, dar a conhecer aos alunos algumas possibilidades do prosseguimento dos estudos e de outras profissões. No fundo, também serve para despertar neles alguma reflexão sobre o seu futuro. Perceberem que estão na escola, e que há um percurso a fazer para chegarem a uma profissão.

No evento estiveram representes a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto Politécnico de Viseu, os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, o Exército Português, o Comando Territorial de Bragança da GNR e o Comando Distrital de Bragança da PSP, Corpo de Intervenção da PSP, escolas profissionais, entre outras.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário