As festividades arrancaram com a comemoração do dia dos namorados, ontem, com a colocação de coração gigante, com 2,5 metros de altura, em flores de papel, produzido pela comunidade sénior, no âmbito do projeto APROXIMAR.
A feira vai contar com mais de 70 expositores, com mostra e venda de produtos endógenos, como a amêndoa, a rainha da festa, mas também o vinho, o azeite, o mel e ainda serviços e artesanato.
Um dos objetivos é alavancar a atividade empresarial, como enaltece o autarca. “As “Amendoeiras” em Vila Flor têm dois vetores principais. Um deles é a festividade em si, e a dinamização dos nossos produtos, e do nosso artesanato. É uma oportunidade, durante esses quatro fins de semana, trazer dinamismo económico em torno de uma paisagem”, referiu.
Outro dos objetivos é na transformação deste produto da amêndoa, nesta cultura que é a terceira mais expressiva no concelho. “Sempre o fizemos, agora com esta nuance, com esta unidade de envelhecimento ativo, que vem com a doçaria tradicional. Mas temos também uma oficina da amêndoa, durante os quatro fins de semana, sempre presente, a demonstrar sempre receitas, utilizações que a amêndoa pode ter e transformação, para que os produtores e os agricultores que pensem em investir nessa área, idealizem transformar. O objetivo é adicionar valor à amêndoa e que fique aqui em Vila Flor”, sublinhou.
O certame conta com diversas atividades. Destaque para o IV Encontro Cinegético de Caça e Pesca, com demonstrações técnicas de Pesca ao Achigã e à Truta em lago artificial, que vai decorrer nos dias 21 a 23 de fevereiro. Dia 2 de março, acontece o III Cortejo Etnográfico de Carnaval. Para além destas atividades, vai haver arte da falcoaria, exposição de cães, demonstrações de obediência canina, passeios de automóveis clássicos, de motos, trilhos pedestres, entre muitas mais.
No fim de semana de 7 a 9 de março, oito restaurantes do concelho aderiram aos fins de semana gastronómicos do Turismo Porto e Norte, com destaque para as tábuas de produtos regionais, rodeão e, à sobremesa, leite-creme de amêndoa.
A abertura da feira vai decorrer no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, às 15h00. O investimento ronda os 100 mil euros. A entrada é gratuita.
Sem comentários:
Enviar um comentário