Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Certame “Amendoeiras em Flor” decorre ao longo de quatro fins-de-semana

 A IV edição do certame “Amendoeiras em flor” em Vila Flor vai decorrer durante quatro fins de semana consecutivos, de 14 de fevereiro a 9 de março, no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Vila Flor


As festividades arrancaram com a comemoração do dia dos namorados, ontem, com a colocação de coração gigante, com 2,5 metros de altura, em flores de papel, produzido pela comunidade sénior, no âmbito do projeto APROXIMAR.

A feira vai contar com mais de 70 expositores, com mostra e venda de produtos endógenos, como a amêndoa, a rainha da festa, mas também o vinho, o azeite, o mel e ainda serviços e artesanato.

Um dos objetivos é alavancar a atividade empresarial, como enaltece o autarca. “As “Amendoeiras” em Vila Flor têm dois vetores principais. Um deles é a festividade em si, e a dinamização dos nossos produtos, e do nosso artesanato. É uma oportunidade, durante esses quatro fins de semana, trazer dinamismo económico em torno de uma paisagem”, referiu.

Outro dos objetivos é na transformação deste produto da amêndoa, nesta cultura que é a terceira mais expressiva no concelho. “Sempre o fizemos, agora com esta nuance, com esta unidade de envelhecimento ativo, que vem com a doçaria tradicional. Mas temos também uma oficina da amêndoa, durante os quatro fins de semana, sempre presente, a demonstrar sempre receitas, utilizações que a amêndoa pode ter e transformação, para que os produtores e os agricultores que pensem em investir nessa área, idealizem transformar. O objetivo é adicionar valor à amêndoa e que fique aqui em Vila Flor”, sublinhou.

O certame conta com diversas atividades. Destaque para o IV Encontro Cinegético de Caça e Pesca, com demonstrações técnicas de Pesca ao Achigã e à Truta em lago artificial, que vai decorrer nos dias 21 a 23 de fevereiro. Dia 2 de março, acontece o III Cortejo Etnográfico de Carnaval. Para além destas atividades, vai haver arte da falcoaria, exposição de cães, demonstrações de obediência canina, passeios de automóveis clássicos, de motos, trilhos pedestres, entre muitas mais.

No fim de semana de 7 a 9 de março, oito restaurantes do concelho aderiram aos fins de semana gastronómicos do Turismo Porto e Norte, com destaque para as tábuas de produtos regionais, rodeão e, à sobremesa, leite-creme de amêndoa.

A abertura da feira vai decorrer no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, às 15h00. O investimento ronda os 100 mil euros. A entrada é gratuita.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário