Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Perda de diversidade genética está a ameaçar biodiversidade, alerta estudo

 Um estudo publicado a 29 de Janeiro na revista Nature revela um preocupante declínio da diversidade genética em espécies de todo o mundo. Mas os investigadores também destacam exemplos de esforços de conservação que estão a fazer a diferença.

Lince-ibérico. Foto: Programa de Conservação Ex-Situ

Este estudo representa uma análise da diversidade genética cobrindo mais de 30 anos de dados (1985-2019) e 628 espécies de animais, plantas e fungos em ecossistemas terrestres e marinhos de 141 países.

Os resultados mostram que dois terços das populações analisadas estão a perder diversidade genética, um fator crucial para a resiliência das espécies face às mudanças ambientais.

Mas ações como restauro de habitats, programas de reprodução em cativeiro e transferência de indivíduos entre populações têm demonstrado efeitos positivos, ajudando a manter, e até aumentar, a diversidade genética de algumas espécies.

“A manutenção da diversidade genética é crucial para a resiliência das espécies às mudanças ambientais bem como à ocorrência de novos agentes patogénicos, e assim para a preservação da biodiversidade global”, escreve o CIBIO em comunicado. Este estudo fornece evidências sólidas de que a perda de diversidade genética está a ocorrer numa escala global e destaca a urgência de implementar medidas de conservação para proteger a integridade genética das populações de espécies.

Galo-das-pradarias-grande. Foto: Doug Greenberg/Flickr/creative commons

Entre os casos bem-sucedidos destacados no estudo está o lince-ibérico (Lynx pardinus). Os programas de reprodução em cativeiro e de reintrodução em Portugal e em várias regiões de Espanha conseguiram reverter a situação de quase extinção a nível dos efetivos populacionais e controlar a perda da diversidade genética.

Ainda assim, menos de metade das populações ameaçadas analisadas beneficiaram de alguma forma de gestão de conservação. Os investigadores apelam à “necessidade urgente de expandir e reforçar estas iniciativas”.

Raposa-do-ártico. Foto: Jonathan Pie/unsplash

“Não há dúvida de que a biodiversidade está a diminuir a um ritmo sem precedentes”, comentou Paulo Célio Alves, investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS-CIBIO) e Professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e um dos coautores do estudo. “No entanto, este estudo, realizado a uma escala global, demonstra não só a necessidade de monitorizar

a perda da diversidade genética de uma forma sistemática e continua, bem como que as ações de conservação podem reverter essas perdas e criar populações geneticamente diversas e resilientes.”

Os investigadores esperam que estas descobertas incentivem políticas mais eficazes e ampliem as proteções para espécies que ainda não estão sob gestão ativa.

Helena Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário