Este equipamento está situado na aldeia de Malhadas. Um investimento de 1,4 milhões de euros, 85% financiado pelo programa FEDER.
A inauguração foi feita este sábado, pelo ministro da Agricultura. José Manuel Fernandes destacou a importância da infraestrutura e adiantou ainda apoios aos produtores, através do Fundo Ambiental, que estarão disponíveis a partir de março, nomeadamente para “diminuir a carga de combustíveis, apoiando ruminantes, ovinos e caprinos, favorecendo as raças autóctones, que terão uma majoração”, assim como os jovens agricultores, que terão um “apoio adicional”.
Este centro terá como intuito melhorar as raças autóctones da região, através de inseminação artificial, promovendo também a criação. Para já funcionará apenas para pequenos ruminantes, mas o município não deixa de lado a hipótese de vir a incluir raças de grande porte. “Sempre foi o nosso objetivo desde o início, quando olhámos para este projeto, alargar o espectro deste centro para as outras raças, mormente o porco bísaro, a raça asinino e o gado bovino. É uma questão de oportunidade”, garantiu a presidente da câmara, Helena Barril.
O espaço está destinado ainda à investigação. Conta com o apoio do Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Ainda assim, a autarca acredita que será possível atrair também investigadores espanhóis, dinamizando assim a economia de Miranda do Douro. “Estamos muito desejosos que o centro comece a trabalhar numa perspetiva de investigação e inovação, porque será muito importante que bolseiros e investigadores venham para o território, que seja um centro muito gerador da economia local, com as pessoas a permanecerem aqui, a consumir aqui, e gerador também de emprego aqui no território, que é sempre um bem necessário”, disse.
O município acredita que o centro permitirá criar cerca de dez postos de trabalho.
A obra está finalmente inaugurada. Começou em 2021, quando Helena Barril assumiu a liderança da Câmara Municipal de Miranda do Douro. No entanto, o projeto era do anterior executivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário