As ações têm como principal objetivo sensibilizar a população para “os riscos associados a incêndios rurais e treinar os procedimentos de evacuação e autoproteção em caso de emergência”, explica a autarquia, em comunicado.
Durante os simulacros, serão testados os “planos de evacuação das aldeias, com a participação ativa dos moradores, que terão a oportunidade de praticar as medidas de segurança recomendadas”.
As sessões vão decorrer em várias aldeias do concelho, sempre às 14 horas, com o primeiro encontro agendado para o dia 15 de fevereiro na aldeia de Cabeça de Igreja. O calendário seguirá com ações em Ferreiros (22 fevereiro), Pinheiro Novo (1 março), Frades de Lomba (15 março), Melhe (29 março), Negreda (5 abril), Soeira (12 abril), Penso (3 maio), Candedo (10 maio) e Moás (24 maio).
As atividades contam com técnicos especializados que irão orientar a população sobre medidas preventivas, planos de evacuação e formas de atuação em caso de incêndios florestais, inundações e outras emergências. Além disso, serão realizados simulacros para testar a eficácia dos planos de respostas locais.
O programa “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras” é uma iniciativa nacional que visa aumentar a resiliência das comunidades face a incêndios rurais, promovendo a autoproteção e a prevenção. Através de ações de sensibilização, treinos e simulacros, o programa procura capacitar as populações para reagirem de forma adequada em situações de emergência, reduzindo assim os riscos para pessoas e bens.
A iniciativa é organizada pela Proteção Civil de Vinhais, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pelas Juntas ou Uniões de Freguesia das aldeias envolvidas. Conta ainda com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Vinhais, Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vinhais, Cruz Vermelha – Delegação de Vinhais e Cáritas.
Sem comentários:
Enviar um comentário