Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Vinhais quer Aldeias mais seguras e realiza ações de sensibilização

 No âmbito do programa “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”, a Proteção Civil de Vinhais, em parceria com diversas entidades, vai dar início a um conjunto de ações de sensibilização e simulacros.


As ações têm como principal objetivo sensibilizar a população para “os riscos associados a incêndios rurais e treinar os procedimentos de evacuação e autoproteção em caso de emergência”, explica a autarquia, em comunicado.

Durante os simulacros, serão testados os “planos de evacuação das aldeias, com a participação ativa dos moradores, que terão a oportunidade de praticar as medidas de segurança recomendadas”.

As sessões vão decorrer em várias aldeias do concelho, sempre às 14 horas, com o primeiro encontro agendado para o dia 15 de fevereiro na aldeia de Cabeça de Igreja. O calendário seguirá com ações em Ferreiros (22 fevereiro), Pinheiro Novo (1 março), Frades de Lomba (15 março), Melhe (29 março), Negreda (5 abril), Soeira (12 abril), Penso (3 maio), Candedo (10 maio) e Moás (24 maio).

As atividades contam com técnicos especializados que irão orientar a população sobre medidas preventivas, planos de evacuação e formas de atuação em caso de incêndios florestais, inundações e outras emergências. Além disso, serão realizados simulacros para testar a eficácia dos planos de respostas locais.

O programa “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras” é uma iniciativa nacional que visa aumentar a resiliência das comunidades face a incêndios rurais, promovendo a autoproteção e a prevenção. Através de ações de sensibilização, treinos e simulacros, o programa procura capacitar as populações para reagirem de forma adequada em situações de emergência, reduzindo assim os riscos para pessoas e bens.

A iniciativa é organizada pela Proteção Civil de Vinhais, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pelas Juntas ou Uniões de Freguesia das aldeias envolvidas. Conta ainda com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Vinhais, Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vinhais, Cruz Vermelha – Delegação de Vinhais e Cáritas.

Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário