Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Filme “Deuses de Pedra” rodado no concelho de Vinhais estreou-se nos Países Baixos

 A longa metragem foi rodada na Moimenta, ao longo de 15 anos, e estreou-se dia 3 de fevereiro no conceituado Festival Internacional de Cinema de Roterdão, nos Países Baixos


O documentário “Deuses de Pedra”, gravado na Moimenta, no concelho de Vinhais, do realizador espanhol Iván Castiñeiras Gallego, teve a sua estreia mundial, há cerca de dez dias, no Festival Internacional de Cinema de Roterdão. O filme foi rodado entre a Galiza e Portugal, ao longo de 15 anos.

Retrata o crescimento de Mariana Freitas Tavares, que na altura era uma menina de quatro anos, a mais nova de três irmãos, que cresceu entre lendas, contos e histórias das pessoas da aldeia raiana.

Para a jovem protagonista, de agora 17 anos, esta foi uma experiência diferente que lhe vai permitir ter sempre recordações dos seus tempos de infância e dos familiares:

“Sinceramente foi bastante divertido, porque não é habitual ser o ponto principal de um filme e de um projeto. E fazer parte deste filme, principalmente com o Ivan, que nos deixou bastante confortáveis, sobretudo por ter participado com a minha mãe. Foi divertido. Para além de que, aparece a minha avó, e ela, apesar de ainda estar viva, já tem 101 anos. E é sempre especial ter a oportunidade de ter poder rever essas imagens”, disse.

A ida a Roterdão para acompanhar a estreia do filme, provocou um misto de emoções na protagonista. Apesar de “incrível”, Mariana Freita Tavares, frisou que a deixou “bastante ansiosa”. “Uma pessoa sair daqui da aldeia, onde gravou este filme sem pensar que poderia dar em alguma coisa tão grande, e ir até à Holanda, apresenta-lo num festival desta proporção, foi incrível”, rematou.

Também para o realizador, Iván Castiñeiras Gallego, estrear a sua primeira longa metragem internacionalmente é motivo de orgulho, sobretudo depois de as três sessões terem esgotado. Para Iván Castiñeiras Gallego ter a “sorte” de apresentar o filme num placo internacional traz-lhe “maior prestigio”.

A longa metragem conta com uma produção portuguesa, espanhola e francesa. Depois de Roterdão, Iván Castiñeiras Gallego pretende levar o filme até à Moimenta e ao resto da região.

O filme “Deuses de Pedra” retrata a vida da população da aldeia de Moimenta e foca-se na família de Cinda Freitas. O filme estreou dia 3 de fevereiro no conceituado Festival Internacional de Cinema de Roterdão, nos Países Baixos.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário