A organização é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Castro Vicente, e a presidente, Carla Lousão, conta quais são as novidades deste ano:
As principais novidades é o despique de concertinas no sábado de tarde, são as oficinas de lã, onde se vão construir pequenos animais, neste caso, o bísaro, que nós festejamos e o passeio fotográfico. De resto, vamos ter atividades que nós vamos mantendo, ao longo dos últimos dois anos, que é o caso da caminhada interpretada, que também é diferente, não é simplesmente andar. É aproveitar a natureza, caminhar, e realizar uma interpretação, ou seja, conhecer aquilo que nos rodeia. Pela primeira vez, este sábado, também decorrer o Raid TT, um passeio todo terreno. E já temos 150 inscritos.
Atividades não vão faltar, como a recriação de tradições e saberes ancestrais, como a matança do porco em comunidade, devidamente autorizada pela DGAV e também o Festival da Açorda de Txitxos:
“Este festival consiste na realização de uma açorda, que é feita com a carne de porco, que está em adobo, que é utilizada para fazer também as partes nobres do fumeiro. E é deliciosa. É realizada em pote de ferro ao lume, onde a carne que está de molho, é embebido o pão, e que vai decorrer no domingo à tarde.”
É uma feira muito diferenciadora, acrescenta a presidente de junta de freguesia:
“Esta feira é diferenciadora devido ao acolhimento especial, que nos damos a todos os visitantes e apostar em reviver tradições. E fazer também o recurso a música também tradicional. O objetivo é que este evento, não cresça demasiado e que se perca aquilo, que melhor nos carateriza, que é o acolhimento que fazemos aos visitantes e aos residentes, quer aos naturais da freguesia e que regressam este fim de semana.”
Também vai contar com feira de produtos locais, sobretudo de fumeiro, com 16 expositores. Para além destas atividades, vai haver um concurso, orientado por Pedro Alves, fotógrafo de natureza, e que este ano pela primeira vez, vai ser atribuído um prémio para profissionais, no concurso fotográfico “As terras de Castro Vicente pela tua lente”.
Também vai decorrer uma caminhada imersiva na natureza em direção ao Rio Sabor, seminário “Soluções Biológicas para olival e Amendoal, por Rafalel Cepeda da Biolocal.
Conta também com diversa animação musical e cultural.
A organização é da Junta de Freguesia de Castro Vicente, com o apoio da comissão de festas, do Município de Mogadouro, Bísaro – Salsicharia Tradicional e associações locais.
Sem comentários:
Enviar um comentário